Localização de navios de carga

“Onde está a minha carga marítima?” é uma pergunta frequente de quem trabalha em comex. Por isso, preparamos esse artigo aqui com algumas dicas sobre como localizar uma carga marítima. Conheça sites e aplicativos que são funcionam como um radar marítimo para você ver a localização de navios em tempo real.

Vamos ver como obter a localização de navios de carga! 😉

O avanço tecnológico

O avanço da tecnologia melhorou significativamente os métodos de monitoramento e rastreamento de navios no passado recente. Dessa forma, o rápido desenvolvimento dos serviços de satélite permitem o rastreamento de navios em todo o mundo mais facilmente, garantindo a segurança dos navios contra várias ameaças. 

Com a ajuda de sistemas de VMS (Vessel Monitoring Systems – Monitoramento de Embarcações por Satélite), diferentes tipos de embarcações são monitoradas de forma eficiente. O AIS (Automatic Identification System – Sistema de Identificação Automática) ajuda a rastrear embarcações maiores que cruzam águas em todo o mundo, oferecendo informações em tempo real sobre as embarcações.

👉🏼 Aproveite e confira nosso artigo sobre Tipos de Navios

Confira também nosso textos sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso

Localização de navios de carga: Como funciona

Atualmente, vários sites oferecem rastreamento de navios usando o AIS para exibir a localização em tempo real dos navios. Com a ajuda de transponders equipados nas embarcações, os satélites captam os sinais AIS das embarcações para fornecer a sua posição, rota, velocidade e tipo de navio, entre outros através de várias plataformas online. Além disso, o advento do Google Earth, o qual revolucionou o processo de rastreamento de navios e permitiu o acesso a cada detalhe de quase todos os navios em segundos.

👉🏽 Confira também os Tipos de Portos.

Rastreamento de carga marítima

Embora a maioria desses provedores de serviços prometa uma localização em tempo real dos navios, os dados exibidos estão sempre atrasados ​​alguns minutos ou mesmo várias horas.

Aplicativos e Sites de Localização de navios 

Elaboramos uma lista de alguns sites importantes que são amplamente usados ​​para rastreamento on-line quase preciso de navios. Esses rastreadores de embarcações fornecem não apenas a localização do navio. Mas também detalhes técnicos e não técnicos, rotas designadas e até mesmo fotografias. Todos eles funcionam basicamente da mesma forma: coloque o nome do navio onde está seu contêiner e obtenha a localização.

Confira também nosso artigo: Localização da Carga Aérea

O despachante aduaneiro é o profissional responsável por diversos processos dentro do Comex. O nordeste é uma das regiões mais importantes nesse ramo. Se você está procurando por Despachantes Aduaneiros em Natal – RN, confira nosso Portal de Empresas e conheça os melhores prestadores de serviços de todo o país.

Lista dos Principais Aplicativos e Sites de Localização de navios

  1. Marine-Traffic
  2. Fleet Moon
  3. Vessel Finder
  4. Vessel tracker
  5. My Ship Tracking

1. Marine-Traffic

O Marine Traffic, um dos sistemas de rastreamento de navios online mais famosos e amplamente usados, oferece dados em tempo real dos navios junto com recursos de pesquisa avançados. Além de rastrear navios, o Marine Traffic também permite o rastreamento de vários portos ao redor do mundo. Este projeto aberto e baseado na comunidade oferece uma série de serviços gratuitamente, enquanto funções mais avançadas são cobradas. De acordo com o site, opera mais de 2.000 estações AIS localizadas em mais de 165 países e tem mais de 600.000 usuários registrados e cerca de 20 milhões de visitas em seu site todos os meses.

Para exemplificar:

2. Fleet Moon

FleetMon, outro banco de dados aberto de navios e portos em todo o mundo, oferece dados de posição AIS em tempo real dos navios, juntamente com informações técnicas sobre mais de 500.000 navios. Ele fornece os detalhes da embarcação, horários e chegadas aos portos, padrões de comercialização e fotos de acordo com a pesquisa.

Usando sua ferramenta interativa chamada FleetMon Explorer, você pode ter uma visão em tempo real do tráfego marítimo e acessar informações sobre monitoramento de operações, programação de logística, rastreamento de frota e análise de tráfego, etc. Criado em 2007, o FleetMon atualmente tem clientes em 164 países. 

Para ilustrar:

3. Vessel Finder

Criado em 2011, o VesselFinder oferece dados em tempo real sobre mais de 100.000 embarcações diariamente com a ajuda de uma grande rede de receptores terrestres AIS. Oferecendo serviços em plataformas digitais, sociais e móveis, o VesselFinder disponibiliza monitoramento, chamadas portuárias e histórico de viagem detalhado de cada navio. Além disso, também oferece serviços de dados AIS históricos que fornecem relatórios personalizados de movimentos de navios, análises de densidade de tráfego e simulação de vídeo de movimentos de navios, entre outros.

4. Vessel tracker

Com o banco de dados de mais de 1.000.000 de navios, o Vesseltracker fornece dados personalizados em tempo real e históricos sobre os navios que viajam ao redor do mundo. Isso ajudará os usuários a monitorar as embarcações com a ajuda de visualizações de mapas e camadas, incluindo google satélite, google earth e cartas náuticas, etc.

O site tem um enorme banco de dados que consiste em especificações atualizadas da embarcação, características, propriedade e informações de gerenciamento, etc. Além disso, o Vesseltracker oferece análises e relatórios sobre os movimentos da embarcação e eventos portuários.

Para ilustrar, veja o Vessel Tracker:

5. My Ship Tracking

Myshiptracking é outro site avançado que fornece posições em tempo real de embarcações em todo o mundo. Com seu grande banco de dados, o myshiptracking permite aos usuários monitorar navios e portos de forma eficiente para analisar o tráfego marítimo em todo o mundo. O site também permite que você salve nossos dados de navegação e também oferece seu serviço para usuários de iPhone e Android através de aplicativos móveis.

Para ilustrar:

 

Confira também nosso artigo: Maior navio cargueiro do mundo

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Conheça o Sistema de Extração dos dados Siscomex, solicite apresentação.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.