Principais Portos do Oriente Médio

Os principais portos do Oriente Médio vem recebendo um agressivo investimento em suas infra-estruturas, fazendo com que haja uma expansão notória no comércio. Por ter uma localização estratégica, os portos deste continente têm as rotas mais movimentadas.

Chegou a hora de pegar uma xícara de café e conferir conosco quais são os mais importantes portos do Oriente Médio. ☕

Imagem: Reprodução.

Lista dos principais portos do Oriente Médio

Confira abaixo a lista dos principais portos:

  • Porto de Dubai, Emirados Árabes Unidos;
  • Porto de Yanbu, Arábia Saudita
  • Porto de Jeddah, Arábia Saudita
  • Porto de Mina Sulman, Bahrein
  • Porto de Haifa, Israel
  • Porto de Dammam, Arábia Saudita
  • Porto de Shuwaiba, Kuwait
  • Porto de Ashdod, Israel
  • Porto de Aqaba, Jordânia

Para ilustrar:

Imagem: Reprodução. Vacations to Go.

Porto de Dubai

Localizado nos Emirados Árabes Unidos, o porto de Dubai é o maior porto de carga atuante no Oriente Médio. O Jebel Ali começou a ser construído nos anos 70, tem 67 berços de atracações e ocupa uma área de 134,68 km². Reconhecido por ser o maior porto artificial do mundo, movimenta 170 milhões de toneladas de carga e abriga mais de 5.500 companhias — que atendem, em média, 120 países. Sua sigla é AEJEA. 

Confira também nosso artigo sobre as Importações dos Emirados Árabes.

Uma curiosidade é que as obras do Porto de Dubai tiveram participação de uma empresa brasileira, Noberto Odebrecht, auxiliando na construção do terminal de containers.

❯❯ Leia sobre os principais portos brasileiros.

Porto de Yanbu

O porto natural Yanbu fica na costa do Mar Vermelho. A região portuária da Arábia Saudita conta com o volume anual de 65 milhões de toneladas de carga, sendo o segundo porto mais movimentado do continente. Teve sua construção iniciada em meados dos anos 70. Sua sigla é SAYNB.

Confira também nosso texto sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso

Porto de Jeddah

Esse outro porto, também localizado na Arábia Saudita, trabalha com o volume de carga de 54 milhões de toneladas, sendo o 31º porto mais importante do mundo todo. Sua inauguração ocorreu um ano após o porto de Yanbu, em 1976. Ao todo, tem 58 berços e sua sigla oficial é SAJED.

Porto de Mina Sulman

Já o porto de Mina Sulman, localizado no Bahrein, tem cobertura de 80 hectares. Ao todo, há 15 berços de contêineres, aguentando 34 milhões de toneladas de carga por ano. Construído antes dos demais, sua inauguração foi em 1962. Embora tivesse começado como um porto natural, hoje ele foi expandido. Sua sigla é BHMIN.

Porto de Haifa

Sendo o maior porto marítimo de Israel, carrega e descarrega um volume de até 23,9 milhões de toneladas. Serve para navios passageiros e de navios de carga, é natural de águas profundas. Sua sigla oficial é ILHFA.

Confira as importações brasileiras de Israel.

❯❯ Leia sobre os principais portos asiáticos e os principais portos africanos.

Demais portos

Já os portos Dammam (27.364 milhões de toneladas), Shuwaiba (20.133 milhões de toneladas), Ashdod (19.614 milhões de toneladas) e Aqaba (19.355 milhões de toneladas) também compõem o quadro de principais portos do Oriente Médio.

Conheça o Ranking dos Principais Portos do Mundo.

Confira também os dados referente as exportações e importações do Oriente Médio.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Conheça as 7 novidades do Novo Processo de Importação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.