CFOP 7106 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar: Saiba mais

Atualizado em: por Sinara Bueno.

O CFOP 7106 refere-se à Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar. 

Academy: NCM para comércio exterior

Veja no tópico a seguir o que é o código CFOP.

O que é CFOP?

A sigla CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias, sejam elas intermunicipal e interestadual. Ele possui formato numérico e tem como objetivo identificar a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes. 

Agora que você já sabe o que é CFOP e também conhece o CFOP 7106, vamos entender como se dá a formação deste código.

Formação do Código CFOP

Quando o código é iniciado pelo número 1, isso quer dizer que a entrada do produto, se dará em algum local dentro do estado, após a sua saída do ponto de origem, ocorrerá em um local dentro do estado. 

Se o número inicial for o 2, então a entrega ocorrerá em um ponto fora do estado.

É importante também saber que o CFOP iniciado por 5, 6 e 7 indicam que a operação é uma saída, e não uma entrada. Como você pode ver no exemplo que mostrei acima. 

CFOP’s Saída iniciadas com 7

Neste modelo, os códigos iniciados com o número 7, exemplo: 7.000: refere-se à 6.000: Saídas ou prestações de serviços para o exterior. O CFOP 7106 é um exemplo de CFOP de Saída iniciada com o número 7.

É interessante você compreender também que o código CFOP é informado já na nota fiscal da exportação, qual é fundamental que esteja sem erros, hoje no processo da DU-E, Declaração Única de Exportação, à NF-e migra automaticamente para a DU-E.

E aí, gostou deste texto onde explicamos mais sobre o CFOP 7106? Então fique por dentro de mais artigos sobre exportação, importação e drawback.

O que é CFOP?

CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias, sejam elas intermunicipal e interestadual. Ele possui formato numérico e tem como objetivo identificar a natureza de circulação de uma mercadoria.

O que são os CFOP's iniciados com o número 7?

Os códigos iniciados com o número 7, exemplo: 7.000: refere-se à 6.000: Saídas ou prestações de serviços para o exterior.

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Mini Curso - NCM para Comércio Exterior