por Sinara Bueno

12 Jun, 2025

Brasil vai propor uma nova agenda social para o G20 | Entenda

O Brasil irá propor a inclusão de uma ala da sociedade civil no grupo G20 das maiores economias do mundo quando assumir a presidência, para agregar as vozes da sociedade às reuniões de cúpula.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto relacionado às relações internacionais feitas pelo Brasil? Então pegue o seu café e continue conosco!

Vamos lá saber mais? 😉


Brasil: nova agenda social para o G20

As mensagens da sociedade para os líderes do G20 têm chegado principalmente por meio de protestos de rua, às vezes violentos, mas raramente chegam à mesa de negociações.

"O que o presidente deseja é uma espécie de trilha social que correrá em paralelo ao trabalho dos xerpas e dos grupos financeiros. Pessoas dessas 20 principais economias poderão assim influenciar as decisões do G20", disse Márcio Macedo, ministro responsável pelas relações governamentais com a sociedade civil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Reuters.

Desde que foi criado pela primeira vez em 1999 como uma plataforma de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais para combater os efeitos da crise financeira asiática, o G20 adicionou grupos de discussão sobre temas como negócios, trabalho, questões femininas e juvenis, mas suas contribuições têm sido limitadas a mesas-redondas.

O Brasil deseja organizar as demandas desses grupos sociais para que suas propostas possam exercer pressão sobre os líderes para adotarem medidas práticas, afirmou Macedo em uma entrevista.

"Estamos tentando construir uma nova agenda, para que as decisões do G20 não fiquem tão distantes do que as pessoas realmente querem", disse ele.

Na cúpula do próximo ano, os líderes se reunirão nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Dois dias antes, o Brasil sediará a Cúpula Social do G20 para elaborar conclusões a serem apresentadas aos líderes, disse ele.

Macedo afirmou que a ideia do Brasil foi bem recebida, principalmente pelos países do G20 que têm organizações da sociedade civil robustas.

Fonte: Reuters

Relações Internacionais o que é?

Relações Internacionais é fundamentada em três áreas principais de estudo, que são: política, economia e direito.

O profissional que atua como o Analista Internacional está habilitado para negociar alguns interesses e, principalmente, fazer a intermediação de acordos entre diversas partes, focando em estabelecer relações entre entidades e governos nas esferas política, econômica e cultural.

O profissional de Relações Internacionais, pode atuar para estados, prefeituras, organizações não-governamentais e empresas privadas, buscando recursos, parcerias e até mesmo projetos.

👉🏻 Comércio exterior: cargos e funções

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática