por Leandro Sprenger
China amplia relações comerciais e expande rotas de transporte de cargas no início de 2025: entenda
No dia 06 de junho de 2025, o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, abordou os dados mais recentes relacionados ao intercâmbio comercial do país durante uma entrevista coletiva.
Vamos saber mais a respeito deste assunto envolvendo a China no comex? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Dados do comércio exterior na China em 2025
- Evolução do setor comercial externo da China em 2025
- China se posiciona contra práticas protecionistas
- Principais produtos brasileiros exportados para China
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Dados do comércio exterior na China em 2025
Durante o encontro, foram divulgadas informações que mostram que a China inaugurou 101 novas conexões internacionais de transporte aéreo de mercadorias entre janeiro e maio, adicionando mais de 195 voos semanais à sua malha logística.
Entre os meses de janeiro e abril, os terminais portuários chineses movimentaram 5,755 bilhões de toneladas em cargas diversas, marcando um acréscimo de 3,7% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior. O fluxo de contêineres ultrapassou a marca de 110 milhões de TEUs, com um avanço de 7,9%.
Evolução do setor comercial externo da China em 2025
Ao comentar sobre o cenário, Lin Jian ressaltou que, nos quatro primeiros meses deste ano, o volume total de trocas internacionais de mercadorias da China apresentou um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período de 2024. Somente em abril, a taxa de crescimento nas exportações e importações subiu 4,3 pontos percentuais frente ao desempenho observado no primeiro trimestre.
“O resultado demonstra a continuidade da dinâmica econômica chinesa e o fortalecimento das trocas comerciais com o exterior”, afirmou Lin. “Mesmo diante de desafios internacionais, os produtos fabricados na China continuam a atrair compradores em diferentes partes do mundo, e o ambiente interno segue sendo atrativo para investidores.”
China se posiciona contra práticas protecionistas
O porta-voz também se manifestou contra ações de cunho protecionista. “Apostar em ações unilaterais e criar barreiras ao comércio não impedirá a China de prosseguir com sua política de abertura, integração e crescimento conjunto com outras nações”, declarou.
O setor de comércio exterior do país asiático permanece sólido, com dados que demonstram a manutenção da vitalidade econômica da China.
Principais produtos brasileiros exportados para China
Segundo levantamentos realizados pelo Comex Stat, em 2025, os principais produtos brasileiros exportados para China são:
Posição | Produto | Valor FOB US$ |
1º | MATERIAS EM BRUTO, NAO COMESTIVEIS, EXCETO COMBUSTIVEIS | 46208817445 |
2º | COMBUSTIVEIS MINERAIS, LUBRIFICANTES E MATERIAIS RELACIONADOS | 11356362587 |
3º | PRODUTOS ALIMENTICIOS E ANIMAIS VIVOS | 9253390561 |
4º | ARTIGOS MANUFATURADOS, CLASSIFICADOS PRINCIPALMENTE PELO MATERIAL | 1409172625 |
5º | PRODUTOS QUIMICOS E RELACIONADOS, N.E.P. | 635373436 |
Fonte: ComexStat - Dados do Ano de 2025.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.
O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à expo e impo.
O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras.