por Leandro Sprenger
Como adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha de forma rápida?
No artigo de hoje, nós vamos entender como adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha de forma rápida, utilizando um software online.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a Nota Fiscal Referenciada? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!
Veja os seguintes tópicos neste artigo sobre como adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha:
- Adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha de forma rápida
- O que é Nota Fiscal Referenciada?
- Nota Fiscal Referenciada na Exportação: o que é?
- Limite de Notas Referenciadas
- Nota fiscal de Exportação: para que serve?
Vamos lá agora entender como adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha? 😉
Adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha de forma rápida
Com o FComex, sistema desenvolvido pela Fazcomex, o usuário da ferramenta consegue adicionar Nota Fiscal Referenciada via planilha de forma rápida. Esta funcionalidade visa otimizar a demanda e o tempo do profissional de comex.
Para exemplificar:
Ao acessar o FComex, o usuário poderá preencher em tela, com os dados solicitados, para inclusão individual das NFs, ou então, optar por realizar o download da planilha, que permite a inclusão em lote das NFs.
Para baixar a planilha, basta o usuário clicar em “Download do Modelo”, e então, o sistema irá baixar um arquivo em Excel com a planilha já configurada para a inserção das informações.
Ao realizar as operações desta etapa, todas as NFs referenciadas serão incluídas ao processo em lote:
Quando todas as NFs Referenciadas/Formulário já estão no sistema, o usuário pode ainda excluir alguma delas, caso tenha inserido por engano, ou mesmo realizar a exclusão de todas elas de uma única vez.
Feito todas as edições e estando de acordo, basta clicar no botão “Atualizar NFs Referenciadas”, para salvar as informações no sistema.
Dessa forma todas notas serão inseridas de uma única vez em sua DU-E. Simples, não é mesmo?
O que é Nota Fiscal Referenciada?
Notas fiscais referenciadas são aquelas que se referem a uma outra nota fiscal (Nota Principal). A chave de acesso da NF-e referenciada deverá ser preenchida em campo específico no . xml, conforme mostrado abaixo: refNFe: Deverá trazer a chave de acesso da NF-e principal.
Nota Fiscal Referenciada na Exportação: o que é?
As notas referenciadas em uma nota de exportação devem ser informadas na DU-E em duas situações:
quando a mercadoria exportada não for enviada para o local de despacho amparada pela nota fiscal de exportação, mas, sim por uma nota fiscal de remessa
quando se tratar de exportações indiretas (aquelas com CFOP 7501)
Nessas mesmas situações, a nota fiscal de exportação deverá referenciar, no campo refNFe, as notas fiscais de remessa e dos produtores das mercadorias (fim específico de exportação).
Após a verificação para completar os dados digitados, conferir a Unidade Tributada, verificar e preencher os dados da nota de Aquisição da Mercadoria a nota poderá ser enviada oficialmente à Secretaria da Fazenda para ser homologada.
Estando tudo correto, a nota será finalizada, o próximo passo é o desembaraço aduaneiro e elaboração da DUE, documento que servirá para a aduana liberar o embarque da mercadoria.
Limite de Notas Referenciadas
No momento, duas mil e quinhentas notas para a DU-E inteira. Ou seja: independentemente da quantidade de Notas Fiscais de Exportação e quantidade de itens, a DU-E inteira poderá conter até 2.500 notas referenciadas.
Nota fiscal de Exportação: para que serve?
A nota fiscal de exportação é o documento que oficializa perante a Secretaria da Fazenda, a saída das mercadorias para fins de exportação, dando base para fazer todo o registro de escrituração fiscal e contábil da empresa.
Partindo para os campos de preenchimento da NF-e, podemos destacar um, o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) de entrada e saída, que define as características da operação, sobre as mercadorias recebidas e transportadas em sua empresa. Para preencher o CFOP é necessário se basear no catálogo padrão existente, definido pelo Governo, que especificamente para exportações, precisa começar com o número 7.
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉