por Leandro Sprenger

13 Jun, 2025

Como criar pipelines para gerenciar os processos de exportação e importação

No artigo de hoje, nós vamos conhecer um software online que auxilia o profissional do comércio exterior à criar pipelines para gerenciar os processos de exportação e importação de forma simples, fácil e segura.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a gestão de exportação e importação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Confira os seguintes tópicos:

  • Criar pipelines para gerenciar os processos de exportação e importação
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
Gerenciar processos exportação e importação

Criar pipelines para gerenciar os processos de exportação e importação

Você sabia que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível criar pipelines para gerenciar os processos de exportação e importação de forma simples, fácil e segura? Vamos conferir as principais etapas deste processo.

Passo 1: Criando uma Pipeline

O passo inicial é clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito da tela principal do Sistema Fcomex, e depois na opção “Configurações”. 

Clique na opção “Empresas” :

Será aberta uma tela, clique sobre a empresa e acione o botão “Editar”

Com isso, será aberta a aba de dados gerais do cadastro da empresa. Vá até a aba “Pipelines”.

Nesta tela, é a parte em que deve ser cadastrada a Pipeline, selecione a opção “Adicionar Pipeline” 

Portanto, será aberta a tela de preenchimento das informações da pipeline.

Existem os seguintes campos:

  • Nome: Nome da sua Pipeline.

  • Tipo de Pipeline: Selecione se é um Pipeline do Processo de Importação ou Exportação.

  • Exibição do Cartão do Processo: O cartão de processo é como se fosse “ a capa” do processo antes de selecioná-lo, nesta etapa, você seleciona os tópicos que serão mostrados nesta capa, no meu exemplo, selecionei o número do processo, data de abertura, nome e referência do cliente. 

Etapas: Aqui, você cria as etapas do seu pipeline, ou seja, as etapas do processo. Para criar uma etapa, basta digitar o seu nome e clicar em “Adicionar Etapa” e, caso deseje, pode reorganizar a ordem que elas ocorrem, basta pressionar o botão direito do mouse sobre a etapa que você deseja mover e arrastá-la para cima ou para baixo que ela irá se mover, conforme print abaixo:

Feito o cadastramento da Pipeline, clique em salvar. 

Passo 2: Definindo a Pipeline ao Processo

Após Pipeline feita, deve-se vincular os processos que desejar a aquela pipeline. Como a Pipeline cadastrada anteriormente era para um processo de exportação, se dirija a aba de Exportação > Processos ou Importação > Processos.

Com isso, será aberta a tela de listagem de processos, clique sobre o processo que deseja vincular e após, clique em editar. 

Ao clicar em editar, é aberta a aba de “Dados Gerais” do processo. Note que, existe o campo “Pipelines” e “Etapas da Pipeline”

Primeiramente, selecione o Pipeline cadastrado:

Após, selecione em qual etapa da Pipeline cadastrada este processo se encontra. 

Após preencher as informações do Pipeline, clique em “Salvar”.

Passo 3: Visualizando a Pipeline

Para visualizar a sua pipeline, iremos selecionar o menu de Exportação > Processos. Caso fosse cadastrada para Importação, seria Importação > Processos

Portanto, será aberta a tela de listagem dos processos. Caso tenha mais de uma pipeline cadastrada, você poderá selecioná-la ao lado de onde diz “Listagem de Processos”

Com a pipeline selecionada, agora só é necessário selecionar a visualização em painel. 

Portanto, o layout da página será adaptado às condições cadastradas naquela pipeline. 

Note que, existem as colunas que são as etapas da pipeline e, sobre cada processo, existe a “capa” de resumo que cadastramos anteriormente. 

Lembrando que, é possível movimentar os processos dentre as etapas da pipeline, basta colocar o ponteiro do mouse sobre o processo e pressionar com o botão direito, com isso, poderá arrastá-lo pelas etapas dos processos.

👉  SOLICITAR APRESENTAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO!

Ou fale conosco em:

  • Comercial: (51) 3191-0990
  • E-mail: contato@fazcomex.com.br

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à expo e impo.

Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.

Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática