por Sinara Bueno

17 Mar, 2025

Exportações de óleo de soja crescem 35%: Entenda mais sobre

No artigo de hoje, vamos falar sobre as exportações brasileiras de óleo de soja que cresceram 35%. Vamos entender quais os motivos desta crescente e quais os caminhos futuros para o setor.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as exportações de óleo de soja? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!

Vamos lá agora saber sobre as exportações de óleo de soja? 😉

Exportações de óleo de soja

Óleo de soja: Exportações crescem 35%

No comparativo de janeiro de 2023 com o mesmo período do ano anterior, o mercado do óleo de soja teve crescimento de 35% no quesito exportações. Em volume, saiu das 161 mil toneladas embarcadas e foi para 218 mil toneladas.
O fato de o segmento já ter sido destaque no ano passado e que, com o resultado do primeiro mês de 2023, mostra ter potencial para seguir avançando. Para especialistas, esse embarque de óleo reflete, ainda, um efeito colateral no leste europeu, entre Rússia e Ucrânia.
Lembrando que, no ano passado, o óleo de soja bateu recorde absoluto de exportação. Fechamos 2022 com 2,6 milhões de toneladas contra 1,7 milhão de tonelada, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Exportações do complexo soja: farelo mantém patamar, grão despenca

Enquanto os envios para o exterior do óleo de soja aumentaram no comparativo de janeiro de 2023 com janeiro de 2022, o patamar do farelo de soja ficou estabilizado. Isso porque, nos dois meses analisados, o volume exportado ficou na casa da 1,5 milhão de toneladas.
No recorte em questão, a exportação da soja em grão despencou cerca de dois terços. Dessa forma, foi das 2,45 milhões de toneladas enviadas para fora do Brasil em janeiro do ano passado para 850 mil toneladas embarcadas no decorrer de janeiro de 2023.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais. 

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias. 

Cada vez mais estão disponíveis no mercado modelos modernos de gestão de estoque, produtos e logística do processo como um todo. Neste ambiente, a logística busca e deve atuar como ferramenta empresarial para garantir a competitividade de um novo modelo de gestão.

E aí, gostou deste artigo sobre a exportação de óleo de soja e para quais países o Brasil exporta óleo de soja? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática