por Leandro Sprenger
Mulheres em situação de vulnerabilidade social e jovens negros recebem capacitação no comex
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) firmou, em 15 de janeiro de 2025, um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Aliança Procomex.
O objetivo é capacitar tecnicamente e empoderar jovens negros e mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando sua inserção profissional no setor de comércio exterior e a promoção da cultura exportadora.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a capacitação no comércio exterior? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Capacitação no comex para mulheres e jovens negros
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
- O que é o Portal Siscomex?
Vamos lá? 😉
Capacitação no comex para mulheres e jovens negros
O acordo prevê a oferta do curso online "Portal Jovens no Comércio Exterior", com 250 vagas destinadas a jovens de 17 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, priorizando mulheres e indivíduos negros e pardos. Com carga horária de 90 horas, o curso será desenvolvido pela ONG Vocação em parceria com o Procomex, focando nas habilidades necessárias para atender às expectativas das empresas do setor.
Essa iniciativa integra a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), instituída pelo Decreto nº 11.593, de 10 de julho de 2023, que visa difundir a cultura exportadora e aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O programa busca oferecer oportunidades de desenvolvimento de habilidades e inserção profissional para jovens de comunidades marginalizadas, contribuindo para a equidade e melhoria socioeconômica desses grupos.
Estudo da Secex, lançado em 2024, revelou a sub-representação de pessoas negras nas empresas exportadoras brasileiras. A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, destacou que, por meio de parcerias como a com o Procomex, estão sendo promovidas ações para ampliar o acesso de jovens negros ao comércio exterior, fortalecendo as empresas exportadoras com equipes mais diversas.
O coordenador executivo do Instituto Procomex, John Edwin Mein, ressaltou que o programa do curso foi elaborado a partir de entrevistas com empresas sobre as habilidades necessárias para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, garantindo um enfoque prático e atualizado.
O Instituto Aliança Procomex é uma entidade privada sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de atuação na promoção de projetos voltados para a modernização logística e aduaneira e a facilitação do comércio exterior. Seu trabalho visa fortalecer a competitividade das empresas brasileiras no mercado global, além de fomentar a inclusão e o desenvolvimento profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O programa Raízes Comex, do MDIC, busca aumentar a participação de pessoas negras no comércio exterior por meio de ações estratégicas, como capacitação e suporte para o desenvolvimento profissional, visibilidade internacional dos produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros e reconhecimento de empresas que promovam diversidade racial no setor. O programa visa reduzir desigualdades históricas e estruturais, conectando jovens negros a carreiras no comércio exterior e contribuindo para o fortalecimento da diversidade no mercado global.
Empresas e instituições interessadas em apoiar o desenvolvimento da PNCE podem apresentar suas propostas ao MDIC, conforme edital de chamamento de 4 de dezembro de 2023. O edital permanece aberto, permitindo a apresentação de propostas que não envolvam o desembolso ou a transferência de recursos públicos financeiros ou patrimoniais.
As empresas cujas propostas forem selecionadas serão convidadas a celebrar um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério, acompanhado de um plano de trabalho com ações, estratégias de monitoramento e avaliação baseadas em indicadores de resultados.
Fonte: Governo Federal
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
O que é o Portal Siscomex?
Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior. Ele foi criado no ano de 1992, em Setembro, por meio do Decreto nº 660, porém, o sistema apenas começou a operar, oficialmente, em 1993, com uma interface.
Trazendo mais informação e tecnologia para o ramo, o Governo buscava simplificar as operações brasileiras de exportação e só em 1997, o SISCOMEX foi ampliado para integrar os processos de Importação no novo módulo.
Segundo o Decreto nº 660/1992, “o Siscomex é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações”.
Sendo assim, podemos compreender que o SISCOMEX foi idealizado e projetado para ser a ferramenta em qual a legislação de comércio exterior seria executada.
Sendo que todos as medidas administrativas incidentes sobre as importações e sobre as exportações deveriam e devem, assim, ser realizadas através do SISCOMEX.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉