por Leandro Sprenger

09 Sep, 2025

União Europeia e EUA dialogam sobre redução de taxas para veículos e outros itens: saiba mais sobre

A União Europeia afirmou no dia 12/08/2025 que ainda não pode prever quando será publicada uma comunicação conjunta com os Estados Unidos a respeito das taxas alfandegárias, nem quando a administração norte-americana irá divulgar uma ordem executiva relacionada às tarifas sobre automóveis fabricados na Europa.

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo os EUA e a União Europeia? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!

Confira os seguintes tópicos:

  • Acordo preliminar em fase inicial
  • Desafios para o setor siderúrgico europeu
  • Expectativas e incertezas
  • Detalhamento das concessões tarifárias
  • Conheça as importações dos Estados Unidos
  • O que é o Siscomex?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉

União Europeia EUA taxas para veículos

Acordo preliminar em fase inicial

Em julho, ambas as partes firmaram um entendimento comercial, mas, até a semana passada, apenas a tarifa-padrão de 15% aplicada sobre as vendas europeias havia sido implementada.

Representantes da União Europeia haviam mencionado anteriormente que um pronunciamento conjunto seria divulgado “em breve”, juntamente com os decretos do presidente norte-americano Donald Trump sobre as exclusões mais relevantes.

Expectativas e incertezas

“Tratamos de um pacto que consideramos robusto e dentro do possível, o mais vantajoso… Naturalmente, aguardamos que os Estados Unidos avancem com as demais providências previstas no compromisso firmado.

Contudo, neste momento, não conseguimos estipular um cronograma para a concretização dessas obrigações”, declarou o representante da Comissão Europeia.

Detalhamento das concessões tarifárias

Ajustes nas tarifas automotivas

  • Proposta de diminuição da atual alíquota de importação dos EUA, que é de 27,5% para carros e componentes automotivos oriundos da União Europeia, para o patamar de 15%.

Produtos com tarifa zero

  • Medicamentos e chips eletrônicos continuam com isenção de taxas, com compromisso de não ultrapassar o limite máximo de 15%.

  • Conclusão de uma lista de itens, como aviões, que terão suas tarifas zeradas.

Álcool e vinhos ainda em negociação

ressalta-se que as tratativas em relação aos impostos aplicados a bebidas alcoólicas e vinhos devem se estender até o outono.

Desafios para o setor siderúrgico europeu

Apesar das negociações em andamento, produtos como aço e alumínio exportados pela UE ainda estão sujeitos a tributos de até 50% nos Estados Unidos. Como resposta, ambos os lados concordaram em desenvolver um sistema de cotas de exportação e uma "parceria em metais" que, futuramente, poderá amenizar esses encargos.

No entanto, enquanto essas medidas não são efetivadas, as indústrias metalúrgicas europeias enfrentam dificuldades, já que as taxas americanas causaram um crescimento nas exportações de sucata metálica — principal matéria-prima utilizada nas usinas europeias.

Conheça as importações dos Estados Unidos

E-book - passo a passo DU-E

Segundo levantamentos realizados pelo Comex Stat, em 2025, os principais produtos brasileiros importados dos Estados Unidos são:

Posição

Produto

Valor FOB US$

PRODUTOS ALIMENTICIOS E ANIMAIS VIVOS

278113382

BEBIDAS E TABACO

33370049

MATERIAS EM BRUTO, NAO COMESTIVEIS, EXCETO COMBUSTIVEIS

542387043

COMBUSTIVEIS MINERAIS, LUBRIFICANTES E MATERIAIS RELACIONADOS

18276587499

OLEOS ANIMAIS E VEGETAIS, GORDURAS E CERAS

7529654

Fonte: ComexStat — Dados do Ano de 2025.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática