Hoje iremos abordar o tema Portos da Europa, aqui no nosso blog já falamos também dos portos brasileiros e você pode conferir.
Ao todo o continente europeu possui mais de 60 portos e entre eles está um dos maiores portos do mundo que é o porto Rotterdam (Holanda). Agora veremos mais detalhes de alguns dos principais portos da Europa.
Vamos lá agora conhecer os principais portos da Europa?
Fonte: G1
Vou agora trazer para você alguns detalhes de cada um destes portos da Europa para assim esclarecer as suas dúvidas.
É o maior porto marítimo da Europa e o segundo maior do mundo, existe desde o século 14. Está localizado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos.
Abrange 105 km². Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas pelo Porto. É bom destacar aqui que este porto possui também uma draga própria a qual funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano.
O Porto de Hamburgo está localizado no rio Elba, na Alemanha. Este porto é um dos terceiros mais movimentados da Europa e também está entre os 15 maiores do mundo.
Após serem desembarcadas em Hamburgo, mercadorias são distribuídas, especialmente por meio do modal ferroviário, para diversas regiões da Europa. O
Porto ocupa uma área de 74 km², com localização privilegiada naturalmente pelas ramificações do Elba.
👉🏽 Confira também os Tipos de Portos.
O porto está localizado no coração da Europa e é muito acessível a todos os tipos de embarcações, em tamanho ele é o segundo maior da Europa, e o quarto maior do mundo.
O Porto de Valência é considerado o maior da Espanha e um dos maiores da Europa em relação a quantidade de mercadorias que por ele transitam anualmente.
Este porto é o principal da Dinamarca. Foi considerado o mais eficiente da Europa, sendo uma referência no transporte mundial de mercadorias e empresas de logística.
O porto de Barcelona é um dos mais requisitados do mundo pelos cruzeiros marítimos, ficando em quarto lugar. Não possui muito volume de contêineres como os demais portos citados aqui neste artigo.
O porto de Algeciras está localizado cidade de mesmo nome, localizada na província de Cádiz, na comunidade autônoma da Andaluzia, Espanha. É multiuso, com finalidades comerciais, de pesca e passageiros, com numerosas infra-estruturas marítimas espalhadas por toda a Baía de Gibraltar.
Este é o segundo maior porto da Alemanha, é o principal empregador do estado, responsável por 25% dos empregos.
O Porto de Sines é um porto de águas profundas, fica situado em Portugal. Possui modernos terminais os quais são especializados e podem movimentar diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com uma excelente acessibilidade marítima.
Ele é um porto importante por ligar o Sudoeste Europeu ao Sudeste Asiático.
Um dos portos mais importantes do Mediterrâneo e está situado na Itália. Recebe a visita de numerosos cruzeiros cada ano.
O Porto de Lisboa é tradicionalmente o primeiro porto comercial português, é composto por 18 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e passageiros de cruzeiro.
Este é o principal porto do Reino Unido, além de ser o mais movimentado em termos de quantidade de contêineres sendo o mais moderno e bem equipado. É considerado o melhor porto de contentores da Europa pelas agências de transporte.
Confira também nosso texto sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre os Portos da Europa e quais são os principais portos da Europa? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.