por Leandro Sprenger
Exportação | Como adicionar Nota Fiscal Referenciada utilizando um software online?
No artigo de hoje, vamos conhecer um software que funciona de forma online e que auxilia o profissional de comex a adicionar Nota Fiscal Referenciada utilizando um software online. Este processo visa otimizar tempo e demandas de quem trabalha neste setor.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a Nota Fiscal Referenciada? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos sobre como adicionar Nota Fiscal Referenciada:
- Adicionar Nota Fiscal Referenciada utilizando um software online
- O que é Nota Fiscal Referenciada?
- Nota Fiscal Referenciada na Exportação: o que é?
- Limite de Notas Referenciadas
- Nota fiscal de Exportação: para que serve?
Vamos lá agora saber como adicionar Nota Fiscal Referenciada? 😉
Adicionar Nota Fiscal Referenciada utilizando um software online
Você sabia que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível adicionar uma Nota Fiscal Referenciada de forma quase automática? Este processo visa simplificar as operações do profissional de comércio exterior, bem como otimizar seu tempo e demandas.
Dentro do FComex, o usuário do software poderá visualizar todos os itens que incluídos através da NF de exportação. É preciso apenas escolher qual item deseja vincular a NF referenciada Formulário.
Também é possível editar os itens, utilizando diversos campos disponibilizados pelo sistema.
Sendo assim, seguindo os demais passos de forma bastante simplificada, é possível adicionar Nota Fiscal Referenciada utilizando o FComex.
Ilustrando esta etapa:
Feito isso, basta clicar em salvar, conforme imagem a seguir:
Simples e fácil esta etapa não é mesmo?
O que é Nota Fiscal Referenciada?
Notas fiscais referenciadas são aquelas que se referem a uma outra nota fiscal (Nota Principal). A chave de acesso da NF-e referenciada deverá ser preenchida em campo específico no . xml, conforme mostrado abaixo: refNFe: Deverá trazer a chave de acesso da NF-e principal.
Nota Fiscal Referenciada na Exportação: o que é?
As notas referenciadas em uma nota de exportação devem ser informadas na DU-E em duas situações:
quando a mercadoria exportada não for enviada para o local de despacho amparada pela nota fiscal de exportação, mas, sim por uma nota fiscal de remessa
quando se tratar de exportações indiretas (aquelas com CFOP 7501)
Nessas mesmas situações, a nota fiscal de exportação deverá referenciar, no campo refNFe, as notas fiscais de remessa e dos produtores das mercadorias (fim específico de exportação).
Após a verificação para completar os dados digitados, conferir a Unidade Tributada, verificar e preencher os dados da nota de Aquisição da Mercadoria a nota poderá ser enviada oficialmente à Secretaria da Fazenda para ser homologada. Estando tudo correto, a nota será finalizada, o próximo passo é o desembaraço aduaneiro e elaboração da DUE, documento que servirá para a aduana liberar o embarque da mercadoria.
Limite de Notas Referenciadas
No momento, duas mil e quinhentas notas para a DU-E inteira. Ou seja: independentemente da quantidade de Notas Fiscais de Exportação e quantidade de itens, a DU-E inteira poderá conter até 2.500 notas referenciadas.
Nota fiscal de Exportação: para que serve?
A nota fiscal de exportação é o documento que oficializa perante a Secretaria da Fazenda, a saída das mercadorias para fins de exportação, dando base para fazer todo o registro de escrituração fiscal e contábil da empresa.
Partindo para os campos de preenchimento da NF-e, podemos destacar um, o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) de entrada e saída, que define as características da operação, sobre as mercadorias recebidas e transportadas em sua empresa. Para preencher o CFOP é necessário se basear no catálogo padrão existente, definido pelo Governo, que especificamente para exportações, precisa começar com o número 7.
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉