por Leandro Sprenger
Aumento no Imposto de Importação faz com que 38% dos brasileiros abandonem compras no exterior. entenda
De acordo com a pesquisa Retratos do Brasil, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus e divulgada no dia 27 de outubro de 2025, o número de brasileiros que desistiram de adquirir produtos em plataformas internacionais devido ao aumento do Imposto de Importação saltou de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro de 2025.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o Imposto de Importação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Perfil dos consumidores que desistiram das compras internacionais
- Aumento do imposto faz consumidores optarem por alternativas nacionais
- O impacto do ICMS nas decisões de compra
- Fatores adicionais que afetam as compras internacionais
- Motivação para as compras internacionais
- Metodologia da pesquisa
- O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉

Perfil dos consumidores que desistiram das compras internacionais
A pesquisa revela que a desistência foi mais expressiva entre:
-
Pessoas com diploma de nível superior (51%);
-
Indivíduos com idades entre 16 e 40 anos (46%);
-
Aqueles com rendimentos superiores a cinco salários mínimos (45%);
-
Habitantes da região Nordeste (42%).
Aumento do imposto faz consumidores optarem por alternativas nacionais
O estudo também revelou que o encarecimento das importações fez com que muitos consumidores passassem a buscar alternativas no mercado nacional. O número de pessoas que procuraram produtos semelhantes com entrega no Brasil foi de 32%, um crescimento em relação aos 22% registrados em 2024. Outros dados indicam que:
-
14% buscaram produtos em lojas físicas (13% em 2024);
-
11% optaram por outras lojas internacionais (6% em 2024);
-
A taxa de desistência definitiva caiu de 58% para 42%.
O impacto do ICMS nas decisões de compra
Além do aumento do Imposto de Importação, o ICMS também teve um impacto significativo nas decisões de compra dos brasileiros, com a taxa de desistências subindo de 32% para 36%. Entre esses consumidores:
-
34% procuraram alternativas nacionais semelhantes (26% em 2024);
-
14% buscaram opções em lojas físicas (17% em 2024);
-
9% recorreram a outras lojas internacionais (5% em 2024);
-
A desistência total caiu de 51% para 41%.
Fatores adicionais que afetam as compras internacionais
Outros elementos que influenciam a decisão de não finalizar compras incluem o custo elevado do frete internacional (45%) e o longo tempo de entrega (32%). Esses fatores são mais evidentes entre:
-
Pessoas com ensino superior (43%);
-
Indivíduos de 25 a 40 anos (40%);
-
Aqueles com rendimentos superiores a cinco salários mínimos (39%).
Motivação para as compras internacionais
A maioria dos consumidores (75%) declarou que os produtos adquiridos no exterior eram para uso pessoal. Esse número sobe para 90% entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, e 84% entre os residentes das regiões Norte e Centro-Oeste.
Apenas 10% afirmaram que as compras tinham como destino o ambiente de trabalho, enquanto 2% adquiriram produtos para revenda.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada com 2.008 pessoas em todo o território nacional, entre os dias 10 e 15 de outubro de 2025, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.


.png)