Passo a passo de como fazer o pedido do LPCO 0202: Anvisa

O artigo de hoje iremos falar de maneira mais aprofundada sobre o how to da solicitação do LPCO E0202 do órgão anuente Anvisa no Portal Único Siscomex.

Então se você quer saber mais a respeito desse passo a passo, pegue o seu café e continue com a gente!

Neste artigo veremos os seguintes tópicos:

  • LPCO Anvisa: Tabela LPCO E0202
  • Como incluir pedido de LPCO E0202 no Portal Siscomex?
  • O que é a Anvisa?
  • O que é LPCO?

Vamos lá? 😉

LPCO 0202

LPCO Anvisa: Tabela LPCO E0202

Confira abaixo a tabela sobre o LPCO E0202 utilizado no órgão anuente ANVISA:

Órgão anuenteNúmero do TANome do modelo LPCOForma de preenchimentoPrazo de validade do LPCO emitidoVálido para mais de uma operação
ANVISAE0202Sangue e hemocomponentesPelo exportador/importador180 diasNão

Fonte: Tratamento Administrativo de Exportação – Portal Único de Comércio Exterior

Quanto à Base Legal, este LPCO está de acordo com a Lei nº 9.782/1999, Portaria Conjunta nº 370/2014. Ressaltando que o Código de Modelo deste LPCO é E00125.

Como incluir pedido de LPCO E0202 no Portal Siscomex?

Para entender um exemplo de pedido de LPCO E0202 do órgão anuente Anvisa, confira o passo a passo a seguir:

Para ilustrar, na tela abaixo você inclui dados como o CPF/CNPJ, Finalidade da exportação, Destinatário (endereço, telefone, e-mail) e Expediente de autorização da exportação:

Em seguida você poderá adicionar a NCM, colocar a Descrição da Mercadoria e se for necessário, adicionar mais informações. Por fim, registre o processo:



O que é a Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. No Brasil, a ANVISA é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Agência também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

👉 Escrevemos também um artigo sobre O que é Órgão Anuente, confira!

O que é LPCO?

As licenças, autorizações, certificados e outros documentos públicos exigidos para a realização de uma exportação, exceto os de natureza aduaneira, serão solicitados e emitidos pelo módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO), do Portal Único Siscomex.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática