noscript>

por Leandro Sprenger

18 Mar, 2025

API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003)

No artigo de hoje, nós vamos entender mais sobre a API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003).

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a API? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos sobre a API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003):

    • API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003)
    • Portal Único o que é?
    • Simulador do Portal Único Siscomex
    • O que é API?
    • Comércio Exterior o que é?
    • O que é Logística Internacional?

    Vamos lá agora saber como funciona a API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003)? 😉



    API Módulo Recinto (substituição ao ADE Coana/Cotec 02/2003)

    O Governo Federal comunicou que o ambiente de treinamento da API-Recintos foi projetado para possibilitar os testes de integração entre os sistemas dos recintos e o Portal Único de Comércio Exterior. Esses testes incluem, por exemplo: autenticação, validações de tipos de dados e domínios, algumas regras de negócio, reconhecimento e implementação das estruturas de dados que devem ser enviadas à API. Importante salientar, portanto, que o ambiente de treinamento não foi projetado para suportar testes de performance (receber centenas de eventos em menos de 1 minuto).

    Portanto, com o intuito de garantir o uso racional do ambiente de treinamento da API-Recintos por todos os usuários, informamos que os recintos que efetuarem tentativas massivas de envios de eventos poderão ter limitação temporária de acesso à API.

    E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

    O intuito do procedimento é resguardar a disponibilidade da API para todos os recintos.

    Documentação completa da API

    Fonte: Governo Federal

    Portal Único o que é?

    O Portal Único Siscomex é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.

    Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los.

    São órgãos responsáveis pelo projeto de reformulação do Comércio Exterior as equipes técnicas da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

    Simulador do Portal Único Siscomex

    A Plataforma de Ensino SimulaComex é um ambiente na web criado especialmente para o usuário aprender na prática os processos de comércio exterior.

    E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

    A Plataforma conta com o Módulo de Exportação, Módulo de Importação e Classificação Fiscal de Mercadorias.

    O SimulaComex pode ser utilizado em Sala de Aula por Instituições de Ensino.  O SimulaComex é um ambiente criado especialmente para o aluno aprender na  prática a elaboração dos documentos burocráticos de Comércio Exterior.  A Plataforma conta com o Módulo de Exportação, Módulo de Importação e Classificação Fiscal de Mercadorias.

    O que é API?

    A API (Application Programming Interface) do Portal Único é baseada na tecnologia REST (Representational State Transfer). É um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e propriedades baseados em HTTP. Os Web Services que obedecem ao estilo arquitetural REST fornecem interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet.

    Comércio Exterior o que é?

    Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

    O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

    Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

    O que é Logística Internacional?

    Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

    A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO