Agente de cargas: o que é

Uma boa logística de transporte internacional é fundamental para quem quer ter sucesso no comércio exterior. Para isso, é necessário que o importador ou exportador escolha criteriosamente seu Agente de Cargas. Vamos conhecer melhor o que é o Agente de Cargas? 😉

O que é um Agente de Cargas?

O Agente de Carga é um prestador de serviços logísticos que desenvolve soluções personalizadas para os usuários do transporte de carga em qualquer modal (aéreo, marítimo ou terrestre). Dessa forma, ele é o profissional que trata de toda a parte documental e física do embarque internacional de cargas. 

Portanto, o Agente de Cargas irá escolher o melhor meio de transporte (modal) e estudar a rota mais adequada para definir a melhor opção de frete. Um Agente de Cargas eficiente conta com uma ampla rede de contatos de fornecedores para diversos modais para atender da melhor forma à equação tempo/custo do transporte.

O que faz um Agente de Cargas?

O Agente de Cargas precisa garantir que sua mercadoria será transportada e entregue nos termos, condições e períodos estabelecidos. São funções dele também:

  • Realizar estudo logístico do processo
  • Analisar os modais e define qual é a melhor opção para o transporte da sua carga
  • Definir os melhores fornecedores para um ou mais modais escolhidos
  • Emitir o conhecimento de embarque
  • Acompanhar a movimentação da mercadoria
  • Estar capacitado a resolver imprevistos relacionados ao transporte
  • Efetuar a consolidação e desconsolidação de mercadorias
  • Melhorar a negociação com fornecedores como um todo, sem prejudicar a segurança e qualidade do transporte.
  • Coordenar a coleta de cargas no remetente.
  • Prestar informação sobre as operações que executam e sobre as cargas quando solicitado pelos clientes ou órgãos fiscais;
  • Follow-up de pedidos: o agente de carga tem a responsabilidade de realizar um acompanhamento do transporte da mercadoria, registrando e enviando as informações de posicionamento da carga sempre que necessário;

O Agente de Cargas ou o agente de transporte de cargas é um profissional comum aos modais aéreo e marítimo. Ele é responsável por agenciar a disponibilidade de transporte de um modal de grande porte, realizando a compra da disponibilidade, a coleta e o embarque da mercadoria no modal específico. O agente de cargas também tem a responsabilidade de administrar todos esses processos. Para o cliente, em geral, ele é a pessoa responsável pelo transporte.

Benefícios da contratação de um Agente de Cargas

A contratação dos serviços de um Agente de Cargas permite à empresa focar no seu core business e terceirizar o transporte internacional da carga. Com o serviço de um agente de carga todo o processo de importação e exportação se torna menos estressante. Além disso, os melhores agentes têm muita experiência quando o assunto é logística internacional e podem ajudar a diminuir custos e tempo de entrega.

Com um agente de cargas, o importador ou exportador tem um serviço completo, que vai além do frete marítimo, aéreo e rodoviário. Assim, o empresário tem mais tempo para se dedicar à gestão e ao crescimento do seu negócio.

👉🏼 Confira também nosso texto: Agente de Cargas e Despachante Aduaneiro: Quais as diferenças

Como escolher o Agente de Cargas

Com todas as opções disponíveis e a facilidade de se contratar um Agente de Cargas, como escolher um em que se possa confiar? Seguem cinco dicas para levar em consideração na hora da decisão:

  • Tenha certeza que ele tem experiência;
  • Questione a rede do Agente de Cargas, bem como os parceiros de negócios no país para o qual você está exportando ou importando;
  • Assegure que ele fornece todos os serviços que você precisa;
  • Veja se ele tem boas referências;
  • Descubra se ele fornece um bom atendimento.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Agentes de Cargas no Brasil, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

👉🏼 Recomendamos a leitura do nosso artigo Frete Internacional: o que é

Embora o trabalho do agente de cargas pareça simples, ele é um profissional que pode gerar muita economia de tempo e dinheiro para seus clientes, que incluem transportadoras interessadas em aumentar a produtividade interna. 

 

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

O que é um Agente de Cargas?

O Agente de Carga é um prestador de serviços logísticos que desenvolve soluções personalizadas para os usuários do transporte de carga em qualquer modal (aéreo, marítimo ou terrestre).

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🖥️ Webinário Gratuito: Como funciona o Catálogo de Produtos do Novo Processo de Importação?