Saiba mais sobre o Frete internacional

Nosso tema de hoje é: O que é o Frete Internacional! E vamos entender sua importância no Comércio Exterior. Saber escolher o frete é essencial para evitar dores de cabeça e prejuízos nas suas Exportações e Importações. 

Então vamos ver um pouco mais sobre este tema.

Frete internacional

O que é o frete internacional?

O frete internacional é algo de extrema importância na hora de importar ou exportar seus produtos, pois com escolhendo de forma certa você evita possíveis prejuízos. Saber escolher o tipo de frete certo é essencial para a segurança e a economia das suas compras ou vendas internacionais. Outro fato importante e que acarreta no frete é a escolha do modal a ser utilizado.

O valor do frete também vai depender do tamanho ou peso da mercadoria, um exemplo é se você comprar 02 ou 03 camisas de determinada marca, você provavelmente não terá lucro ou economia. Isso porque o frete vai acabar custando praticamente o mesmo valor das camisas.

Mas se você importar 1 (um) container de camisas de uma vez, você faz melhor proveito do seu frete e, assim, cada camisa acabará custando muito menos para o consumidor final.

>> Saiba sobre FCL e LCL lendo o artigo FCL e LCL: qual a diferença

Para encontrar o melhor frete internacional para sua importação ou exportação, você poderá fazer cotações com agentes de carga. Para tanto, será necessário fornecer diversas informações e documentos sobre os seus produtos para o agente de cargas.

Recentemente, escrevemos sobre os Tipos de Frete Internacional confira.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

Pagamento de Frete Internacional

Quanto a remuneração pelo serviço contratado de transporte de uma mercadoria, ou seja o pagamento do frete.

O pagamento pode ocorrer de duas formas:

  • Freight Prepaid
  • Freight Collect

Mas, o que é freight prepaid?

Freight Prepaid é o frete pago imediatamente após o embarque, para retirada do conhecimento de embarque. Normalmente ele é pago no local ou país de embarque, porém, isto não é uma obrigatoriedade, podendo ser pago também no exterior.

O que é Freight Collect?

Freight collect é o frete a pagar, podendo ser pago em qualquer lugar do mundo, sendo que o transportador será avisado pelo seu agente de carga sobre o recebimento do frete, para então proceder à liberação da mercadoria.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.