Agilidade na Exportação: Como ser mais ágil no trabalho

Como ser mais ágil no trabalho

Ter agilidade no desenvolvimento das atividades durante o trabalho e dar conta de tudo é um dos grandes desafios das rotinas de hoje em dia ainda mais quando estamos com várias demandas para dar andamento e o tempo parece pouco para tudo.

Sempre nos perguntamos também sobre ganhar dinheiro ou ser feliz? Ou sobre ter sucesso no negócio e ser presente na família? A verdade é que queremos tudo isso: sucesso nos negócios, tempo para a família e amigos, ter dinheiro e principalmente: ser feliz, mas a grande questão é: como conciliar tudo que precisamos para chegar no resultado final?

Hoje quero dar algumas dicas sobre produtividade e agilidade que farão a diferença no seu dia de trabalho.

1- Identifique as suas prioridades específicas

Claro que as prioridades específicas variam de pessoa para pessoa, mas se a sua meta é o sucesso, então invista a maior parte do tempo em ações que levem a isso.

O sucesso pode envolver uma série de coisas, como: finanças, família, felicidade, bem-estar físico ou emocional – ou  até todas elas.

2 – Crie uma agenda baseada nas suas prioridades

Compreenda quais são as suas prioridades para o dia e semana de trabalho e foque na execução delas durante o expediente e não deixe com que atividades secundárias atrapalhe o seu desempenho.

3 – Durma o Suficiente

Uma boa noite de sono faz toda a diferença no desempenho. Quando você consegue dormir o suficiente, o seu corpo está mais preparado para receber as demandas do dia e isso facilita o seu trabalho e aumenta a sua produtividade.

4- Entenda que imprevistos acontecem

Entenda que imprevistos acontecem e você não pode fazer nada para evitá-los.  

Reserve algum tempo da sua agenda para essas situações, logo você não precisará comprometer as suas outras entregas.

5 – Mantenha um planejamento regular consolidado

Tenha em mente que começar planejando o seu dia de trabalho, irá fazer uma grande diferença no seu dia.

Foque a sua organização em uma só ferramenta de organização, como por exemplo um calendário, ou agenda ou ainda algum aplicativo.

Deixe sempre perto do seu local de trabalho e quando iniciar o seu dia, liste todas as suas atividades e vá marcando as que você já resolveu.

Não perca tempo usando mais de uma agenda, ou rabiscando várias vezes a mesma anotação.  Organize-se todos os dias através da criação da sua lista de “coisas a fazer”, como por exemplo, comece com as mais altas prioridades do dia, essas atividades que precisam ser desenvolvidas sem falta e vá diminuindo a importação das tarefas anotadas.

Ah, se você não completar a lista até o final do expediente, enfrente os itens incompletos no dia seguinte, não deixe passar nenhuma em branco!

6 – Busque maneiras de maximizar o tempo

A única maneira de aumentar o tempo é fazer mais coisas em um período. Procure jeitos de melhorar sua produtividade. Identifique atividades que possam ser automatizadas e faça com que elas economize seu tempo nas atividades do dia.

Tudo citado acima ajuda na hora de ter mais agilidade no seu trabalho o que é importantíssimo.

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Tenha o roteiro de elaboração da DU-E em mãos!