Exportação de Açúcar: Saiba mais

No artigo de hoje, a gente vai falar de mais um produto que é bastante exportado pelo Brasil e está nas primeiras colocações das exportações: estamos falando do Açúcar. A gente já trouxe outros artigos aqui sobre exportação de produtos como o Milho, a Celulose, o Café entre outros, da uma conferida neles também.

O Brasil exportou somente no mês em junho de 2019, 1,538 milhão de toneladas de Açúcar bruto e refinado, queda de 20,2% em relação ao total embarcado em igual período de 2018, de 1,927 milhão de toneladas.

Todos os dados usados neste texto foram retirados do site Comexstat de janeiro a dezembro de 2019

 

Exportação de Açúcar

O Açúcar aparece como o 11º colocado de principais produtos exportados pelo Brasil no ano de 2019. No ano foram exportadas 15.980.326 toneladas do produto uma queda de 12% se comparado ao ano de 2018, o Açúcar está dentro da categoria de produtos Semimanufaturados.

2019 foi um ano bastante razoável para as exportações de Açúcar e iniciou o ano de 2020 a todo o vapor, até o final de janeiro já havia 1.415.673 toneladas do produto.

Para quais países o Brasil exporta Açúcar

Confira a Lista para quais países o Brasil exporta açúcar:

País

Valor FOB US$

Argélia 633,57 milhões
Bangladesh 473,68 milhões
Nigéria 415,86 milhões
Arábia Saudita 398,93 milhões
China 390,12 milhões
Iraque 269,32 milhões
Índia 230,26 milhões
Marrocos 207,94 milhões
Emirados Árabes 194,4 milhões
Egito 181,48 milhões

Podemos ver na tabela acima que o principal destino das exportações de Açúcar foi a Argélia com um valor FOB de 633,57 milhões. Cerca de 61% das exportações que vão para o país da Argélia. Logo em seguida vem Bangladesh que dentro todos os produtos que importa, 36% é de Açúcar.

Os principais estados exportadores de Açúcar são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Alagoas.

História do Açúcar

O Açúcar só começou a adentrar as cozinhas do mundo a partir do século XVII, quando a mercadoria começou a ter uma circulação significativa e se tornou mais acessível. Até então, qualquer tipo de adoçamento era feito com mel e o sumo da cana.

No Brasil as primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram em território pelas mãos de Martim Afonso de Souza. Sua expedição tinha a função de dar início à colonização do território brasileiro, ação desejada pela coroa portuguesa como forma de proteger o litoral do Brasil das invasões estrangeiras.

Neste contexto, Martim Afonso de Souza deu início a produção no Brasil em 1533, através da instalação do primeiro engenho da colônia, na cidade de São Vicente (localizada no atual litoral do estado de São Paulo).

Curiosidades

  1. Surgiu há milhares de anos e passou a ser reconhecido na Idade Média;
  2. Já foi também considerado como um bom presente para os reis, papas e nobreza;
  3. Era mais caro que o grama do ouro e considerado como um medicamento;
  4. No Brasil, se tornou uma importante fonte de renda e virou parte da cultura;
  5. O sabor adocicado ajudava as primeiras tribos de humanos a diferenciarem um alimento bom para consumo de um perigoso à saúde;
  6. Segundo a OMS, o consumo recomendado de açúcar é de 10% das calorias totais diárias.
  7. Os tipos de açúcar, apesar do sabor característico de cada um, pouco diferem em termos nutricionais;
  8. Esse ingrediente age no organismo como qualquer outro. Sem abuso, pode entrar numa dieta equilibrada. O excesso que é o prejudicial;
  9. O açúcar aguça os cinco sentidos;
  10. Ingerir açúcar libera o neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar;
  11. Para a maioria das pessoas, tem um fator altamente emocional e a função de resgatar boas memórias;
  12. Os homens relacionam o açúcar ao convívio social, já as mulheres pensam na melhora do humor;
  13. O consumo pré ou pós-treino esportivo é uma ótima fonte de energia;
  14. O açúcar tem a capacidade de imobilizar moléculas da água, as quais são necessárias para o crescimento de bactérias, fermento ou bolor, conservando os alimentos;
  15. As flores duram mais se os talos ficarem imersos em uma mistura simples de 250 ml de água, 3 colheres de sopa de açúcar e outras 2 de vinagre branco no vaso.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.