Importações da Espanha

Espanha ou oficialmente Reino de/da Espanha é um país principalmente localizado na Península Ibérica na Europa. Seu território também inclui dois arquipélagos: as ilhas Canárias, na costa da África, e as ilhas Baleares, no mar Mediterrâneo. 

Espanha é um país europeu bastante rico economicamente e também rico culturalmente

A Espanha é considerada uma das principais economias da Europa. Inclusive, ela se encontra em quinto lugar entre as potências da Europa.

Além disso, a Espanha é mais um importante parceiro comercial do Brasil, em 2019 ocupou a 9ª colocação do Ranking das Exportações Brasileiras, veja nosso texto sobre Exportações para Espanha

No texto de hoje vamos descobrir o que o Brasil importa da Espanha. 

Vamos Lá!

Importações da Espanha

As importações brasileiras da Espanha no ano de 2019 gerou em receita um total em valor FOB US$ 2,8 bilhões, número este menor que o do ano anterior de 2018, uma queda está de 3,8%. A Espanha é a 16º maior economia de exportação do mundo e na economia mais complexa 28º acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE), e a 14ª em importação.

Principais produtos importados da Espanha

Confira a seguir os principais produtos importados da Espanha para o Brasil no ano de 2019

Principais produtos importados da Espanha Valor FOB
Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos) 504 milhões
Outros medicamentos, incluindo veterinários 152 milhões
Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos, seus sais, e sulfonamidas 149 milhões
Sais e peroxossais, de ácidos inorgânicos e metais 134 milhões
Demais produtos – Indústria de Transformação 132 milhões
Inseticidas, rodenticidas, fungicidas, herbicidas, etc. 95,1 milhões
Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários 84,9 milhões
Outros produtos diversos das indústrias químicas 78,8 milhões
Veios de transmissão e manivelas, engrenagens, rodas de fricção, etc 74,2 milhões
10º Frutas e nozes não oleaginosas, frescas ou secas 71,3 milhões

Fonte: Comexstat – janeiro a dezembro de 2019

Como podemos na tabela acima, o principal produto importado do país espanhol para o Brasil em 2019 foi Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos), que gerou uma receita de US$ 504 milhões, representando 18% do total das importações espanholas para o Brasil. Outros medicamentos, incluindo veterinários aparece na nossa segunda colocação como principal produto importado da Espanha para o Brasil em 2019, e representou 5,4% das importações vindas do país.

Economia da Espanhola

Após apresentar significativo desenvolvimento econômico na década de 1990 até 2007, o país sentiu fortemente o impacto da crise econômica mundial iniciada em 2008. Até 2019, os espanhóis sofreram e sofrem ainda em 2020 com o elevado índice de desemprego que ocorre sobretudo com os jovens e elevada dívida pública. Porém, a economia tem apresentado sinais significativos de recuperação nos últimos dois anos. As reformas econômicas dos últimos anos principalmente cortes de gastos públicos já estão surtindo o efeito desejado. A recuperação dos outros países da Europa também está ajudando a economia espanhola. É a 17ª maior economia do mundo segundo o PIB de 2018.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.