Importações do Catar: entenda

Abordaremos no artigo de hoje as Importações do Catar. Também realizamos um apanhado geral dos principais produtos importados do país do Oriente Médio, bem como alguns aspectos da balança comercial com o Brasil.

O país localiza-se na península arábica na Ásia Continental, correspondendo a uma área de aproximadamente 11.610 km2 até o norte do Golfo Pérsico.

Quer entender mais sobre as Importações brasileiras do Catar? Então vem comigo! 😉

Importações do Catar: saiba mais

Importações do Catar: principais produtos

Segundo dados levantados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos importados do Catar foram:

  1. Carnes de aves e suas miudezas comestíveis
  2. Alumina (óxido de alumínio) exceto corindo artificial
  3. Tubos e perfis ocos, e acessórios para tubos, de ferro ou aço
  4. Carne bovina fresca, resfriada ou congelada
  5. Veículos automóveis de passageiros

Confira a relação completa dos produtos que o Brasil importou em 2020 do Catar na imagem a seguir:

Importações do Catar: produtos

A economia do Catar é dependente do petróleo explorado no país. O setor petrolífero compreende mais de 70% do rendimento total da nação. As reservas já encontradas no país somam algo em torno de 3,7 bilhões de barris e devem assegurar a produção nos mesmos níveis atuais por mais de 20 anos. 

Vale ressaltar que o Catar também tem grandes reservas de gás natural, compreendendo mais de 5% do total das reservas do planeta. Por isso, o país tem agora como objetivo diversificar a economia e modernizar o país. 

De tal forma que, atualmente, o Catar é o 14º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

Balança comercial entre Brasil e Catar

Em 2020, o valor que o Brasil gastou na compra de produtos do Catar foi de US$ 503,3 milhões. No ranking de importações, perceba que o Catar ocupa o 41º lugar.

Só para exemplificar, até abril de 2021, o Brasil aponta um Déficit de US$  130,2 milhões, isso significa que foram importados mais produtos do Catar do que exportados para o país do Oriente Médio. Entretanto, o país asiático atualmente ocupa o 69º lugar no ranking de exportações

Escrevemos um artigo sobre as Importações no Brasil, nele você vai conhecer alguns dos principais produtos importados de outros países.

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2021 conforme imagem abaixo:

Importações do Catar: dados

Mapa do Catar: Localização

A península do Catar se projeta por 160 quilômetros no Golfo Pérsico, ao norte da Arábia Saudita. A maior parte do país é composta por uma planície árida baixa e coberta de areia. A sudeste encontra-se o Khor al Adaid, uma área de dunas de areia que cercam uma entrada do Golfo. Há invernos amenos e verões muito quentes e úmidos.

A fim de conhecer mais a região geográfica do país do Oriente Médio, confira a seguir um mapa exemplificando a localidade do Catar:

Confira também nosso texto sobre os Principais Portos do Oriente Médio.

Por fim, separamos alguns artigos que falam das importações brasileiras para outros países.

Conheça nossos outros textos sobre importações, são eles:

 

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.