Importações do Marrocos: saiba mais

Abordaremos no artigo de hoje as Importações do Marrocos. Também realizamos um apanhado geral dos principais produtos importados do país africano, bem como alguns aspectos da balança comercial com o Brasil.

Marrocos é um país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. Possui uma área de 446.550 km².

Quer entender mais sobre as Importações brasileiras do Marrocos? Então vem comigo! 😉

Importações do Marrocos: entenda

Importações do Marrocos: principais produtos

Segundo dados levantados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos importados do Marrocos foram:

  1. Adubos ou fertilizantes químicos
  2. Fertilizantes brutos (exceto adubo)
  3. Elementos químicos inorgânicos, óxidos e sais de halogêneos
  4. Filés ou outras carnes de peixes congelados
  5. Demais produtos – Indústria de Transformação

Confira a relação completa dos produtos que o Brasil importou em 2020 do Marrocos na imagem a seguir:

Importações do Marrocos: produtos

Nos últimos anos, a economia marroquina tem se caracterizado pela estabilidade macroeconômica e baixa inflação. 

A economia marroquina permanece sólida e se baseia principalmente nas exportações e no crescente número de investimentos privados e turismo. Porém, o impacto provocado pelo Coronavírus empurrou a economia para sua primeira recessão desde 1995. 

Dada à riqueza do solo marroquino, a economia do país é dominada pelo setor agrícola, que emprega quase 34% da população ativa, ou seja, isso representa algo em torno de 11,4% do PIB. Cevada, trigo, frutas cítricas, uvas, legumes, azeitonas, gado e vinho são os cultivos principais do país. 

Contudo, o Marrocos tem relativamente poucos recursos minerais; os fosfatos são sua principal riqueza. A indústria representa perto de 25,3% do PIB e emprega 22% da população ativa.

Balança Comercial entre Brasil e Marrocos

Em 2020, o valor que o Brasil gastou na compra de produtos do Marrocos foi de US$  460,3 milhões. No ranking de importações, perceba que o Marrocos ocupa o 36º lugar.

Só para exemplificar, até abril de 2021, o Brasil aponta um Déficit de US$ – 193,3 milhões, isso significa que foram importados mais produtos do Marrocos do que exportados para o país da África. Entretanto, o país africano atualmente ocupa o 52º lugar no ranking de exportações

Escrevemos um artigo sobre as Importações no Brasil, nele você vai conhecer alguns dos principais produtos importados de outros países.

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2021 conforme imagem abaixo:

Importações do Marrocos: dados

Localização geográfica do Marrocos

Localizado no Magrebe, o Marrocos é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, e pelo mar Mediterrâneo a norte, e faz fronteira com a Argélia e Mauritânia. 

A capital, Rabate, tem uma população com uma população de aproximadamente 1 618 700 habitantes, destacando-se também outras cidades, como Casablanca, a maior do país, Tânger e Fez. A região nordeste é ocupada pela bacia do rio Muluya, uma região de terras baixas, semiárida, criada pela erosão do rio. A leste e a sudeste, encontram-se os altos planaltos, com cerca de 1 000 metros de altitude.

Mapa da localização geográfica

Confira também nossos textos sobre os Principais Portos da África e sobre as Exportações para o Marrocos.

Por fim, separamos alguns artigos que falam das importações brasileiras para outros países.

Conheça nossos outros textos sobre importações, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.