Importância da OTAN para as relações dos países

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está nas manchetes dos jornais como um dos elementos principais do conflito entre Rússia e Ucrânia. A aliança militar, formada em 1949 com o objetivo de defender incondicionalmente os Estados-membros, tem uma longa história com a União Soviética.

Quer saber sobre a importância da OTAN para as relações dos países no mundo? Então pegue o seu café e continue conosco!

Vamos lá? 😉

História e importância da OTAN

Como você já sabe, a crise entre Rússia e Ucrânia, que culminou com o início dos ataques de Moscou, tem como um dos pontos principais a oposição russa à entrada do país vizinho na Otan.

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista. Atualmente, a OTAN atua como um organismo expansionista, com vistas a garantir os interesses econômicos das nações membros ao redor do mundo. Sua sede está localizada em Bruxelas, na Bélgica.

Países membros da OTAN

Com a dissolução da União Soviética, antigos membros do Pacto de Varsóvia passaram a integrar a OTAN. Entre os principais países integrantes da OTAN podemos destacar:

  1. Alemanha
  2. França
  3. Estados Unidos
  4. Canadá
  5. Reino Unido

Confira a seguir todos os 28 membros da Otan: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, DinamarcaEspanha, Estados Unidos, EstôniaEslováquiaEslovênia, França, Grécia, HolandaHungria, Islândia, ItáliaLetôniaLituâniaLuxemburgo, NoruegaPolônia, Portugal, Reino Unido, República TchecaRomênia e Turquia.

OTAN e os impactos no Comércio Exterior

Os interesses da Otan influenciam outras áreas além do âmbito militar, com destaque para a economia. Assim, a organização tem grande influência em decisões político-econômicas em nível mundial, em organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE).

A organização é um dos principais polos de poder do globo, em termos políticos, militares, econômicos e até mesmo culturais. A Otan é um polo de oposição tradicional aos países ditos não alinhados, como IrãCoreia do Norte, e também de importantes potências globais, como Rússia e China.

Quais são os objetivos da Otan?

O objetivo da Otan, conforme disposto nos seus documentos oficiais, é garantir a liberdade e segurança dos seus países-membros por meio de ações políticas e militares. O organismo deixa clara a sua função enquanto organização internacional voltada para fins de segurança. Portanto, a explicitação das intenções da Otan reafirmam o caráter dessa organização enquanto entidade político-militar que busca garantir a defesa dos seus países-membros, seja por meios diplomáticos ou militares.

Quanto a crise entre Ucrânia e Rússia, gigantes do Comércio Exterior já emitiram notas referente a este assunto, confira nosso artigo sobre MSC e Maersk interromperem o transporte marítimo para a Rússia!

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 448

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é a OTAN?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949.

Quantos países fazem parte da OTAN?

Atualmente 28 países fazem parte da OTAN.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.