Saiba mais sobre a interrupção do transporte marítimo para a Rússia

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Em uma estratégia de isolamento da Rússia na sequência a invasão à Ucrânia, que motivou um êxodo de companhias ocidentais, as duas maiores empresas de transporte marítimo no mundo (Maersk e MSC Cargo) anunciaram a suspensão de serviços na Rússia nesta terça-feira (01/03). A dinamarquesa Maersk, gigante em transporte marítimo global, confirmou a suspensão temporária de toda a movimentação de contêineres.

E-book - passo a passo DU-E

Também a suíça MSC Cargo, maior empresa global de transporte de contêineres marítimos em capacidade, disse em comunicado a clientes que a partir desta terça-feira adotou uma “parada temporária em todas as reservas de carga de e para a Rússia.

Quer saber mais sobre este assunto referente ao transporte marítimo para a Rússia? Então continue conosco!

Vamos lá saber mais sobre o transporte marítimo de contêineres para a Rússia? 😉

Transporte marítimo para a Rússia interrompido

Rússia: MSC e Maersk interrompem transporte marítimo

A medida da MSC e Maersk se junta  à série de restrições já impostas ao país desde que o presidente Vladimir Putin deflagrou  guerra contra a Ucrânia, na quinta-feira (24/02) passada.

Ambas empresas classificaram a interrupção dos trabalhos como "temporária" e a medida não atinge o transporte de alimentos, medicamentos e humanitários.

A suspensão vale para todas as áreas que permitam acesso à Rússia, como o Báltico, Mar Negro e extremo leste do país.

Também tomaram medidas na mesma direção a Ocean Network Express (ONE), com sede em Cingapura, e a Hapag Lloyd da Alemanha.

👉 Confira o nosso artigo sobre Importância da OTAN para as relações dos países!

Dificuldades no transporte para a Rússia

As suspensões de frete são apenas mais uma das barreiras enfrentadas pelo comércio exterior russo. Com a entrada em vigor de sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a Rússia foi praticamente desconectada do sistema financeiro global, e passa a enfrentar dificuldades para pagar e receber do exterior.

A decisão das empresas também pode gerar novas dificuldades a toda a cadeia global de suprimentos, já comprometida pela pandemia, o que resultou em problemas de fornecimento e alta de preços ao redor do mundo.

👉 Você conhece os dados sobre as Importações da Ucrânia? Se ainda não, confira nosso texto sobre este assunto!

Comunicado da Maersk sobre a Guerra na Ucrânia

Ainda sobre MSC e Maersk interromperem o transporte marítimo na Rússia, a Maersk emitiu a seguinte nota:

"Como a estabilidade e a segurança de nossas operações já estão sendo afetadas direta e indiretamente pelas sanções, as novas reservas da Maersk no setor marítimo e terrestre com destino e procedentes da Rússia serão suspensas de maneira temporária, com exceção dos envios de alimentos, produtos médicos e humanitários", disse a empresa.

Para ilustrar:

Transporte marítimo para a Rússia interrompido

Confira a nota completa aqui.

👉 E por falar em transporte no Comércio Exterior, você já leu o nosso Guia Definitivo dos Incoterms?

Nota da MSC Cargo

"A MSC Mediterranean Shipping Company informa que, a partir de 1º de março, com efeito imediato, realizaremos uma paralisação temporária em todas as reservas de carga de/para a Rússia, cobrindo todas as áreas de acesso, incluindo Báltico, Mar Negro e Extremo Oriente da Rússia", informa.

Veja a notícia completa da MSC sobre a Rússia, na imagem a seguir:

Transporte marítimo para a Rússia interrompido

Comunicado Hapag Lloyd

Outra gigante do Comércio Exterior, a Hapag Lloyd também emitiu nota referente a Guerra envolvendo Ucrânia e Rússia, veja:

"Ofereceremos taxa de Mudança de Destino (COD) gratuita para contêineres em trânsito, bem como taxas de cancelamento de reserva gratuitas para carga de entrada para ambos os países", informa.

Transporte marítimo para a Rússia interrompido

Confira notícia na íntegra!

Impacto das sanções

Como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Europa, os Estados Unidos e outros países ocidentais têm anunciado uma série de sanções, que incluem o corte de bancos russos da rede internacional de pagamentos Swift e o congelamento de ativos do Banco Central russo no Ocidente de forma a impedir que a Rússia consiga usar suas reservas em moeda estrangeira.

👉 Veja também nosso artigo sobre as Importações da Rússia!

Ataque com mísseis na Polônia

Após a acusação do governo polonês de uma ataque com mísseis russos atingirem o país membro da OTAN, a tensão novamente atingiu não só a Europa, mas também o restante do mundo. A Polônia é membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar do Ocidente, que prevê, em seu estatuto, a defesa de todos os sócios em caso de ataque de um terceiro país. Por esse entendimento, os Estados Unidos, que fazem parte do bloco, poderiam atacar a Rússia.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira (16/09) que os mísseis disparados na terça-feira (15/09) em direção ao território ucraniano chegaram a até 35 quilômetros de distância da fronteira entre Ucrânia e Polônia. A Polônia afirma que os ataques causaram a morte de duas pessoas.

míssil caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.

E aí, gostou deste artigo sobre o transporte marítimo para a Rússia interrompido e como funciona o transporte marítimo para a Rússia? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre DU-E, DUIMP, Catálogo de Produtos e Drawback. 😉

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática