Navio graneleiro Coral Crystal encalha no Canal de Suez

Um novo acidente envolvendo um navio ocorreu nesta quinta-feira (09/09) no Canal de Suez, no Egito. Dessa vez, o Navio graneleiro Coral Crystal, com bandeira do Panamá bloqueou hoje, por algumas horas, a passagem de embarcações.

Conforme a emissora local, “Al Arabiya”, o encalhe provocou atrasos na passagem de, ao menos, outras quatro embarcações. O navio Coral Crystal tem como destino o Sudão e tem 225 metros de comprimento e 32m de largura.

Navio graneleiro Coral Crystal: entenda

Navio graneleiro Coral Crystal: saiba o que aconteceu

O navio graneleiro Coral Crystal transporta uma carga de 43 mil toneladas em direção ao Mar Mediterrâneo. A Autoridade do Canal de Suez (SCA) afirmou que o navio ficou brevemente preso na seção norte da passagem, mas foi reflutuado e não houve maiores impactos no tráfego.

Ainda segundo a SCA, a embarcação sofreu um problema temporário quando atravessava o canal, mas os navios atrás dele foram desviados por um canal paralelo para que o trânsito não fosse interrompido.

Vale ressaltar que após meses do acidente com o megacargueiro Ever Given, que causou prejuízos financeiros em todo o planeta, este é mais um navio encalhado no canal de Suez. O que acende um alerta para esse tipo de problema no local.

👉 Leia também nosso artigo sobre a remoção do navio cargueiro no Canal de Suez em março deste ano.

Navio encalhado Canal de Suez

Como ficou o fluxo no Canal de Suez?

O graneleiro ficou preso momentaneamente na seção norte da passagem, que conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. E é uma via alternativa para que empresas não precisem contornar a África. 

Os barcos que vinham atrás dele conseguiram usar um canal alternativo até que a embarcação panamense fosse “reflutuada” e conseguisse seguir sua rota sem causar qualquer impacto no tráfego de navegação. O tempo no qual o barco ficou parado não foi divulgado pelas autoridades.

Importância do Canal de Suez

O Canal de Suez tem 193 km de extensão e é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% do comércio global que passa pelo local. A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adicionar de uma a duas semanas à viagem.

Cerca de 50 navios passam por dia pelo canal. Ou seja, isso representa quase 1/3 do tráfego mundial de navios de contêineres. Lembrando que a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar. Foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo e tem capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.

Quanto ao navio Coral Crystal, após ter sido rebocado do local que encalhou, ele foi liberado pela SCA e já segue seu trajeto normalmente para o Sudão!

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Qual é a bandeira do navio graneleiro Coral Crystal?

O navio tem bandeira do Panamá.

Qual o destino do navio Coral Crystal?

O navio Coral Crystal tem como destino o Sudão.

Qual é o tamanho do Canal de Suez no Egito?

O Canal de Suez tem 193 km de extensão.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.