Principais Produtos Importados pela Bahia
Aqui no blog a gente tem vários artigos sobre importação e exportação de produtos. Hoje vamos falar sobre os principais produtos importados pela Bahia.
A Bahia está no Ranking dos estados que mais importam seus produtos no Brasil.
Então vem comigo e vamos saber mais sobre as importações da Bahia. 😉
Fonte: ComexVis
Principais Produtos Importados pela Bahia
- Naftas;
- Minérios de cobre e seus concentrados;
- Gás natural liquefeito;
- Veículos de carga;
- Partes e peças para veículos e automóveis e tratores;
- Demais produtos manufaturados;
- Cloreto de potássio;
- Trigo em grãos;
- Óleos brutos de petróleo; e
- Adubos ou fertilizantes.
Mais detalhes de cada um deles:
01) Naftas
Nafta é um composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico, na fabricação de eteno e propeno, incluindo ainda o benzeno, tolueno e xilenos. A Nafta petroquímica se apresenta em forma líquida e sem cor, seu potencial de destilação é semelhante ao da gasolina. Corresponde a 22% das importações baianas.
02) Minérios de cobre e seus concentrados
Na nossa segunda colocação temos então Minérios de cobre e seus concentrados representando 11% das importações totais do estado.
03) Gás natural liquefeito
O gás natural é a terceira fonte energética mais importante do mundo. Esse combustível de origem fóssil, composto principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), é encontrado no estado físico gasoso. No entanto, o processamento do gás natural pode originar outros combustíveis, como, por exemplo, o gás natural liquefeito, também chamado de GNL. Ele corresponde a basicamente 7,2% das importações da Bahia.
04) Veículos de carga
São aqueles veículos usados principalmente para carregar determinadas cargas, existem várias modalidades de veículos de carga, desde utilitários a bitrem 7 eixos. Correspondem a mais ou menos 6,8% das importações do estado.
05) Partes e peças para veículos e automóveis e tratores
A Bahia tem uma produção considerável de peças para veículos em geral e com isso torna partes e peças para veículos, automóveis e tratores como quinto colocado representando então o segundo os dados do ComexVis 2,5% das importações baianas.
06) Demais produtos manufaturados
São criados de forma padronizada e em uma quantidade grande por uma mão de obra qualificada, corresponde a 2,4% das importações de BH.
07) Cloreto de potássio
Cloreto de Potássio (substância ativa) é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente. Corresponde a também 2,4% do total de importações do estado da Bahia.
08)Trigo em grãos
O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é também plantado estritamente então como forragem para animais domésticos, como a palha. Participa com 2,2% nas importações totais. Saiba mais sobre as importações de trigo no Brasil.
09) Óleos brutos de petróleo
Os óleos brutos de petróleo é óleo natural que consiste em uma mistura de hidrocarbonetos e outros compostos não refinados. Corresponde então a 2,1% das importações do estado da Bahia.
10) Adubos e fertilizantes
Feitos de matéria orgânica, os adubos foram os primeiros a surgir, e são usados desde a antiguidade, quando antigos agricultores perceberam os benefícios de elementos orgânicos decompostos para o enriquecimento do solo.
Os fertilizantes, por outro lado, são mais modernos, e muitas vezes são sintéticos. Mas atenção! Não vá confundi-los com agrotóxicos! Apesar de produzidos artificialmente a partir da extração de elementos naturais, eles são benéficos para as plantas e não representam um risco para a nossa saúde. Representa em torno de 2,0% das importações baianas de 2019.
Caso esteja procurando por Consultoria em Comércio Exterior em Salvador – BA, acesse nosso Portal de Empresas e conheça os principais prestadores de serviços de comex da cidade e também de todo o país.
Economia da Bahia
A economia do Estado da Bahia é diversificada, com atuação nas atividades da agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviços, todas essas respondem por 36% de todo Produto Interno Bruto (PIB) da região nordeste.
Na agropecuária a Bahia se destaca em âmbito nacional como produtor de cacau, sisal, mamona, feijão e mandioca. Nas proximidades de Ilhéus encontram-se condições favoráveis para a produção de cacau, além de apresentar significativa produção de milho e cana-de-açúcar. Na pecuária possui grande destaque nacional, ocupando então o sexto lugar no Brasil, os caprinos detêm um dos maiores rebanhos do país. Recentemente o Estado vem se despontando como um importante produtor de soja. No setor industrial atua especialmente no setor químico, petroquímico, agroindústria, informática, automobilística e peças.
Na atividade extrativista, mais precisamente na extração mineral, o Estado desenvolve então grande potencial na exploração de petróleo, além do ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.
Uma atividade econômica desenvolvida no estado da Bahia de grande destaque é o turismo, uma vez que o Estado possui enormes possibilidades como passeios urbanos ou em lugares naturais como praias, ilhas, chapadas entre outras. Somente essa atividade emprega pelo menos 88 mil pessoas de forma direta. A prestação de serviços é um ramo que cresce cada vez mais no Estado e ocupa grande importância na sua economia.
Se você esta procurando por Despachantes Aduaneiros em Salvador – BA, confira em nosso Portal de Empresas os principais despachantes aduaneiros das cidades baianas e também de todo o país.
Balança Comercial Baiana
A Balança comercial da Bahia teve saldo de superávit de 928,94 milhões entre janeiro e Novembro deste ano.
E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉