Principais Produtos Importados pelo Paraná

O Paraná é um estado muito importante para o Comércio Exterior Brasileiro, ocupando a 4ª posição no Ranking das Importações Brasileiras. Conheça aqui quais são os Principais Produtos Importados pelo Paraná.

Vamos lá, descobrir o que o Paraná importa!

Lista dos Principais Produtos Importados pelo Paraná

  1. Óleos combustíveis;
  2. Veículos de carga;
  3. Demais produtos manufaturados;
  4. Adubos ou fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio;
  5. Automóveis passageiros;
  6. Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes;
  7. Partes e peças para veículos automóveis e tratores;
  8. Cloreto de potássio;
  9. Gasolina;
  10. Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas.

Note que a Pauta de Importações Paranaense é bastante diversificada. Os dados deste artigo referem-se ao período de Janeiro a Novembro de 2019 e a base de dados é o ComexVis.

A seguir conheça um pouco melhor cada um destes produtos.

1) Óleos combustíveis

O óleo combustível é um derivado de petróleo, portanto, é também tratado como óleo combustível pesado ou ainda como óleo combustível residual. Representa em torno de 10% das importações paranaenses.

2) Veículos de carga

São aqueles veículos usados principalmente para carregar determinadas cargas, existem várias modalidades de veículos de carga, desde utilitários a bitrem 7 eixos. Correspondem a mais ou menos 5,3% do total das importações do Paraná.

3) Demais produtos manufaturados

São aqueles produtos feitos em grande quantidade e de forma bastante padronizada por uma mão de obra qualificada. Representa 5,1% das importações do estado.

4) Adubos ou fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio

Na nossa quarta colocação vem adubos ou fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio, representando então um total de importações de 4,5%.

5) Automóveis passageiros

Automóveis passageiro são aqueles automóveis pequenos com espaço para no máximo 7 pessoas, corresponde a 4,4% das importações do estado paranaense.

6) Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes

São substâncias utilizadas no combate e prevenção de pragas em domicílio e em plantações em geral. Corresponde então a basicamente 4,2% das importações.

7) Partes e peças para veículos automóveis e tratores

O Paraná tem uma produção considerável de peças para veículos em geral, teve uma variação positiva de mais ou menos 27% e representava então até novembro cerca de 4,1% das importações do estado.

8) Cloreto de potássio

Cloreto de Potássio (substância ativa) é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente. Corresponde então a 3,7% das importações do Paraná.

9) Gasolina

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais “leves” do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia sobretudo de 40 a 175 °C.

10) Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas

São composições químicas usadas principalmente no desenvolvimento de medicamentos ele é composto por um anel do qual fazem parte pelo menos dois tipos de átomos, pelo menos um destes átomos é envolvido por carbono. Corresponde a basicamente a 2,4% das importações do estado.

Balança Comercial do Paraná

A balança comercial paranaense fechou então até novembro de 2019 com superávit de 3.085,37 milhões. O estado acompanhou, de forma pouco mais acentuada, a tendência nacional de redução então na atividade de Comércio Exterior.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

 

 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book Grátis: 7 Novidades do Novo Processo de Importação