Principais Produtos Importados por Santa Catarina

Neste artigo falaremos sobre os principais produtos importados por Santa Catarina, estado que está na lista dos estados que mais importam seus produtos no Brasil como terceiro colocado.

Aqui no Blog da Fazcomex já falamos sobre os produtos importados pelo Brasil e sobretudo de diversos outros estados brasileiros, tais como: São Paulo, Espírito Santo, e Pernambuco.

Vem comigo descobrir mais algumas curiosidades e características sobre as importações de SC. 😉

10 Principais Produtos Importados por Santa Catarina

  1. Demais produtos manufaturados;
  2. Automoveis passageiros;
  3. Fios de fibra têxteis, sintéticas ou artificiais;
  4. Polímeros de etileno, propileno e estireno;
  5. Catodos de cobre e seus elementos;
  6. Produtos laminados planos de ferro ou aço;
  7. Pneumáticos;
  8. Tecidos de fibras têxteis, sintética ou artificial;
  9. Motores, geradores e transformadores elétricos e suas partes; e
  10.  Aparelhos eletromecânicos ou térmicos de uso doméstico.

Fonte: Comexvis

Vou falar então um pouco de cada um destes produtos, vem comigo:

01) Demais produtos manufaturados

São contudo aqueles produtos feitos em grande quantidade e de forma bastante padronizada utilizando sobretudo uma mão de obra qualificada para isso. Tem uma participação de 11% no total das importações catarinenses.

02) Automóveis passageiros

Relembrando o que já foi visto em outros artigos aqui do blog, automóveis de passageiros são sobretudo aqueles com espaço para até 7 pessoas. Correspondem até o momento cerca de 4,6% das importações do estado.

03) Fios de fibra têxteis, sintéticas ou artificiais

Fibra têxtil é a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas então em fios pelo processo de fiação. Correspondem a 4,4% das importações de Santa Catarina.

04) Polímeros de etileno, propileno e estireno

São os materiais poliméricos obtidos por reações de sintetização, em indústrias de polimerização, através de matérias primas diversas, provenientes de fontes renováveis ou não renováveis. O tamanho das macromoléculas e sua composição podem então ser controlados para obter uma infinidade de compostos poliméricos e atender às propriedades desejadas. Representa um total de importações até esse momento de 3,9%.

05) Catodos de cobre e seus elementos

O catodo de cobre é uma forma de cobre que tem uma pureza de 99,95%. A fim de remover as impurezas a partir de minérios de cobre, ela sofre dois processos: fundição e eletrolítica. O cobre quase puro resultante é um excelente condutor e é frequentemente utilizado na fiação elétrica. Corresponde a basicamente 3,6%.

06) Produtos laminados planos de ferro ou aço

Na nossa sexta colocação vem produtos laminados planos de ferro ou aço que corresponde a aproximadamente 2,9% das exportações do estado catarinense, não teve variação de 2018 até 2019.

07) Pneumáticos

Pneumática é o ramo da física que estudo o uso do gás ou ar pressurizado. Pode ser utilizado numa gama alta de aplicações, como freios de caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas, pulverizações, para criação de movimentos mecânicos lineares, angulares e rotativos. Correspondem a 2,1% das importações de SC.

08) Tecidos de fibras têxteis, sintética ou artificial

Tecidos de fibras são bastante produzidos, a preferência vai sempre para as fibras artificiais por ter menos química do que as sintéticas que para se tornarem fibra precisam de química. Representa 1,6% das importações do estado.

09) Motores, geradores e transformadores elétricos e suas parte

São equipamentos bastante usados principalmente em momentos em que acontece uma falta de energia elétrica e suas partes são fundamentais para concertos e afins.

Já motores são utilizados então em diversos equipamentos por esse motivo sua importação é muito importante e representam 1,5% das importações totais do estado.

10) Aparelhos eletromecânicos ou térmicos de uso doméstico

Na nossa última colocação aqui neste artigo aparecem então os aparelhos eletromecânicos ou térmicos de uso doméstico correspondendo a 1,5% das importações, não teve variações consideráveis neste ano de 2019.

Caso esteja procurando por Consultoria em Comércio Exterior em Florianópolis – SC, acesse nosso Portal de Empresas e conheça os principais prestadores de serviços de comex da cidade e também de todo o país.

Balança comercial de Santa Catarina

A balança comercial Catarinense teve até então um déficit de -7.384,32 milhões de janeiro à outubro de 2019.

Economia de Santa Catarina 

A economia catarinense é bastante diversificada e está organizada em vários polos distribuídos por diferentes regiões do Estado. A diversidade de climas, paisagens e relevos estimula então o desenvolvimento de inúmeras atividades, da agricultura ao turismo, atraindo assim investidores de segmentos distintos e permitindo que a riqueza não fique concentrada em apenas uma área.

A Grande Florianópolis destaca-se principalmente nos setores de tecnologia, turismo, serviços e construção civil. O Norte é polo tecnológico, moveleiro e metal-mecânico. O Oeste concentra atividades de produção alimentar e de móveis.

O Planalto Serrano tem a indústria de papel, celulose e da madeira. O Sul destaca-se então pelos segmentos do vestuário, plásticos descartáveis, carbonífero e cerâmico. 

No Vale do Itajaí, predomina a indústria têxtil e do vestuário, naval e de tecnologia. O turismo é inegavelmente outro ponto forte da economia catarinense. 

> Leia também sobre as importações de Itajaí

🎯 Se você está procurando por Despachantes Aduaneiros em Itajaí, confira em nosso Portal de Empresas os principais despachantes aduaneiros da cidade catarinense e também de todo o país.

Dados gerais acerca da economia de Santa Catarina

  • Participação no PIB (Produto Interno Bruto): 4,0%.
  • Composição do PIB estadual: agropecuário: 13,6%, indústria 52,55% e prestação de serviços 33,9%.
  • Volume de exportação anual: 5,6 bilhões de dólares.

Você sabia que a cidade de Itajaí é top 10 no Ranking das Cidades que mais Exportam no Brasil. Confira aqui as Exportações de Itajaí.

Outra cidade importante em Santa Catarina no comex é Blumenau. Caso esteja procurando por Consultoria em Comércio Exterior em Blumenau – SC, acesse nosso Portal de Empresas e conheça os principais prestadores de serviços de comex da cidade e também de todo o país.

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.