por Sinara Bueno
Alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela
Veja mais no artigo de hoje sobre a alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela e entenda o impacto desta alteração dentro do comércio exterior.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo o DFPC? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos sobre a alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela:
- Alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela
- DFPC nas EXPORTAÇÕES: o que é?
- O que é DFPC?
- Tabela LPCO DFCP
- Comércio Exterior o que é?
Vamos lá agora saber mais sobre a alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela? 😉
Alteração de Tratamento Administrativo/DFPC - Faixa Amarela
Você sabia que desde 2021, foram promovidas as seguintes alterações no Tratamento Administrativo aplicado às exportações de produtos sujeitos à anuência da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC):
1. Os produtos abaixo passam a requerer a Licença de Produtos da Faixa Amarela (LPCO Modelo E00009):
8525.80.12: Com sensor de imagem a semicondutor tipo CCD, de mais de 490 x 580 elementos de imagem (pixels) ativos, sensíveis a intensidades de iluminação inferiores a 0,20 lux
8525.80.14: Com sensor de imagem a semicondutor tipo CMOS, de mais de 490 x 580 elementos de imagem (pixels) ativos, sensíveis a intensidades de iluminação inferiores a 0,20 lux
8525.80.15: Outras, próprias para captar imagem exclusivamente no espectro infravermelho de comprimento de onda igual ou superior a 2 micrômetros (mícrons) mas não superior a 4 micrômetros (mícrons)
8525.80.19: Outras
8525.80.21: Com três ou mais captadores de imagem
Em todos os casos acima o LPCO será requerido desde que os produtos a serem exportados se tratem de:
Equipamento para visão noturna ou termal (que apresente particularidades técnicas e táticas direcionadas ao emprego militar ou policial):
os equipamentos de visão noturna de Geração II ou superior;
os equipamentos de visão termal do tipo ‘passive’ resfriado;
os equipamentos de visão termal do tipo ‘passive’ com alcance maior ou igual a 250 metros, segundo o Critério de Johnson para detecção de alvos com 90% de probabilidade; e
todas as lunetas com características de visão noturna ou termal.
2. Fica alterada a descrição dos produtos classificados na NCM 8525.80.22 (ATT_4881) requeridos na Licença de Produtos da Faixa Amarela (LPCO Modelo E00009):
DE:
Equipamento para visão noturna ou termal
PARA:
Eqp visão not/termal detecção passiva,acopl a arma de fogo ou não, c/ Intens de luz resid c/ tubos fotomult intens de 2ª ger/sup e visão termal 2 dimen, LWIR faixa de 8 a 14µm e alc mín 250m ou sist de arref, tipo cryocooler c/ captação passiva resfr
3. Fica alterada a descrição dos produtos classificados na NCM 8525.80.29 (ATT_1214) requeridos na Licença de Produtos da Faixa Amarela (LPCO Modelo E00009):
DE:
C/ DISP VISÃO NOTURNA(EXCETO DETECÇÃO ATIVA, DESDE QUE Ñ ACOPLÁVEL À ARMA)
PARA:
Eqp visão not/termal detecção passiva,acopl a arma de fogo ou não, c/ Intens de luz resid c/ tubos fotomult intens de 2ª ger/sup e visão termal 2 dimen, LWIR faixa de 8 a 14µm e alc mín 250m ou sist de arref, tipo cryocooler c/ captação passiva resfr
Fonte: Governo Federal
DFPC nas EXPORTAÇÕES: o que é?
Com o crescimento das novas tecnologias e a necessidade de manter o país entre os mais acessíveis no comércio de produtos e serviços; e proporcionar melhor competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, o Exército Brasileiro, por meio da DFPC, vem cooperando com esses órgãos anuentes de comércio exterior para sincronizar os procedimentos de exportação de Produtos Controlados pelo Exército.
O que é DFPC?
A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) é o órgão de apoio técnico normativo do Comando Logístico incumbido de fiscalizar, em todo o Brasil, a aquisição "Produtos Controlados pelo Exército" (PCEs), ou seja: armamentos, munição, equipamentos de recarga manual, explosivos e outros materiais controlados por lei pelo Exército Brasileiro.
Tabela LPCO DFCP
Confira abaixo a tabela com o Modelos de LPCO’s utilizados no DFPC:
Órgão anuente | Número do TA | Nome do modelo LPCO | Forma de preenchimento |
DFPC | E0081 | Licença de Produtos da Faixa Verde | Pelo exportador/importador |
DFPC | E0082 | Licença de Produtos da Faixa Amarela | Pelo exportador/importador |
DFPC | E0083 | Licença de Produtos da Faixa Vermelha | Pelo exportador/importador |
DFPC | E0166 | Autorização de produtos controlados pelo Exército para provisões de bordo | Pelo exportador/importador |
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉