por Leandro Sprenger
Como cadastrar Representante Legal ou Despachante Aduaneiro com um software online?
Caso você tenha necessidade de agilizar seus processos de exportações e importações mas questões burocráticas e demora em certas ferramentas dificultam estas atividades, saiba que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível cadastrar Representante Legal ou Despachante Aduaneiro de forma fácil e online.
Quer saber mais sobre esta ferramenta? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos:
- Cadastrar Representante Legal ou Despachante Aduaneiro
- Software FComex – Módulo Gestão de Drawback
- Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- FComex Módulo Catálogo de Produtos
Bora lá? 😉
Cadastrar Representante Legal ou Despachante Aduaneiro
Trata-se da pessoa responsável pela representação das empresas de exportação e importação perante a Receita Federal do Brasil, aos órgãos anuentes e demais intervenientes no comércio exterior.
Como acessar o FComex
Passo a passo para acessar a tela de Cadastro de Pessoa:
No menu superior, clique em Cadastro e em seguida no submenu Pessoas.
No canto superior direito clique em Adicionar no botão azul.
Funcionalidades
Na tela de Cadastro de Pessoas é possível cadastrar as pessoas/empresas envolvidas nos processos de comércio exterior, como Representante Legal/Despachante, Cliente, Importador, Exportador, Fabricante, Fornecedor, Transportador, e Agente de Carga.
O cadastro de Despachante é utilizado para consultas, transmissões e demais comunicações do FComex com os sistemas do governo.
Como cadastrar
I. Dados Cadastrais
Marque o checkbox Representante Legal/Despachante.
Utilize o checkbox Ativo para definir se a pessoa que está cadastrando estará ativa para utilização no FComex, ou não. Para se tornar ativa, marque o checkbox e para se tornar inativa desmarque o checkbox.
Na seção Dados Cadastrais preencha os campos com as informações básicas da pessoa, como CPF, Registro de Despachante (caso seja um Despachante) e endereço completo.
*O campo Código serve para informar o código de controle interno que sua empresa utiliza para se referir a essa pessoa.
Na seção Dados de Contato informe os meios de contato da pessoa.
Na seção Certificado Digital anexe o certificado digital e-CPF modelo A1 de extensão .pfx da pessoa que está cadastrando, e insira no campo ao lado a senha de acesso ao certificado digital. Ao preencher as informações cadastrais, clique em Salvar no botão verde ao final da página.
II. Habilitação Radar
Essa tela é utilizada para trazer ao FComex as empresas que este despachante aduaneiro representa no Portal Único. Para sincronizar o seu Radar Siscomex com o FComex clique em Atualizar no botão roxo.
Para importar os Exportadores/Importadores cadastrados no Siscomex para a sua base no FComex, clique em Cadastrar Exportadores/Importadores no botão verde.
Para atualizar a validade do seu Radar Siscomex, clique em Atualizar Validade do Radar no botão verde.
Para não realizar nenhuma alteração e voltar à tela anterior, clique em Cancelar no botão vermelho. Por fim, salve as alterações feitas clicando em Salvar no botão verde ao final da página.
Ao utilizar a funcionalidade de Cadastrar Exportadores/Importadores, serão listados os mesmos em tela.
Simples, não é mesmo?
Software FComex – Módulo Gestão de Drawback
O Software FComex – Módulo Gestão de Drawback é um sistema web com o qual você gerencia seus Atos Concessórios de Drawback Suspensão e muito mais.
Através deste módulo é possível fazer uma análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório, consultas automáticas de Saldo de Exportação e Importação, dentre outras funcionalidades.
O módulo de Drawback desenvolvido pela Fazcomex facilita o seu trabalho e potencializa seu benefício fiscal.
👉 Para saber mais solicite uma apresentação do sistema FComex!
Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
- Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
- Cálculos automáticos de peso líquido por item;
- Recurso de Salvar e continuar;
- Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
- Suporte Técnico Especializado;
- Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
- Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
FComex Módulo Catálogo de Produtos
O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.
Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.
O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.
Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.
O Catálogo de Produtos da Receita Federal visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP.
O Sistema Fcomex (módulo Catálogo) permite que o importador ou despachante aduaneiro cadastre todos os produtos e operadores de forma “off line” no módulo da Fazcomex, escolha os atributos, trabalhe e revise todas as informações e posteriormente transmita para o Portal Siscomex do governo.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉