Navio cargueiro colide e derruba ponte de 2,6 km nos EUA

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Um incidente ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (26) em Baltimore, nos Estados Unidos, quando um navio cargueiro colidiu com a ponte Francis Scott Key, resultando em sua queda. O acidente ocorreu por volta das 1h30, horário local (2h30, horário de Brasília).

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco!

Vamos lá? 😉
Navio ponte Estados Unidos

Navio derruba ponte nos Estados Unidos

Após a colisão, a embarcação pegou fogo e acabou afundando, levando consigo diversos veículos que caíram na água. Autoridades estimam que cerca de 20 pessoas possam estar no rio como consequência do incidente, conforme reportado pelo portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Em resposta ao ocorrido, a Autoridade de Transporte de Mariland fechou todas as pistas da ponte, que possui 2,6km de extensão, em ambas as direções.

Equipes de emergência estão em busca dos veículos submersos, sendo estimados sete deles pelo diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright. As condições são desafiadoras, especialmente considerando que, nesta época do ano, a temperatura média das águas do rio Patapsco é de -1°C.

Cartwright enfatizou que as equipes estão trabalhando metodicamente e com segurança para garantir o resgate e a segurança de todos os envolvidos, assim como para progredir com as operações sem causar danos adicionais. O foco principal está em resgatar e recuperar as pessoas afetadas pelo incidente, que, segundo ele, pode ser considerado um evento com múltiplas vítimas em desenvolvimento.

Uma análise preliminar indica a presença de carga ou estruturas penduradas na ponte, o que cria condições instáveis e inseguras, dificultando as operações de resgate. O navio envolvido no acidente é o Dali, com dimensões de 299,92 metros de comprimento por 48,2 metros de largura, navegando com a bandeira de Cingapura. Ele partiu de Baltimore às 1h rumo à capital do Sri Lanka, Colombo.

Confira imagens do incidente:

Fonte: Reprodução - Incidente em Ponte em Baltimore

Fonte: Reprodução - Incidente em Ponte em Baltimore

Fonte: Reprodução - Incidente em Ponte em Baltimore

Navio ponte Estados Unidos

Fonte: Reprodução - Incidente em Ponte em Baltimore

O Synergy Marine Group, responsável pelo navio, informou que todos os membros da tripulação, incluindo dois pilotos, foram encontrados e estão seguros, sem relatos de feridos. Como medida de precaução, o tráfego naval no porto de Baltimore foi suspenso e não há previsão para retomada.

Além disso, a agência de controle de aviação dos EUA restringiu o espaço aéreo na região e solicitou que drones particulares evitem sobrevoar a área.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência, enquanto o secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, afirmou estar em contato com o governador e o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática