por Leandro Sprenger
União Europeia retoma importação de carne de frango do Brasil, e China inicia auditoria sanitária: saiba mais
A União Europeia decidiu reabrir suas portas para a carne de frango proveniente do Brasil, após suspender a restrição que havia sido implementada em maio, devido a um surto de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura brasileiro anunciou no dia 22/09/2025, que o processo de retomada será gradual, com os embarques sendo liberados a partir da terça-feira.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as exportações de carne de frango do Brasil? Então pegue o seu café e continue conosco no texto de hoje!
Confira os seguintes tópicos:
- Exportações de carne de frango para a UE e China
- China inicia auditoria para avaliar medidas sanitárias do Brasil
- Um olhar no futuro das exportações de carne de frango brasileira
- Principais Produtos Importados da China pelo Brasil em 2024
- O que o Brasil exporta para a União Europeia
- Novo Processo de Exportação: o que é?
- O que é o Siscomex?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Exportações de carne de frango para a UE e China
De acordo com as informações fornecidas pelo ministério, todas as regiões do Brasil, exceto o Rio Grande do Sul, já estão autorizadas a realizar os envios de maneira imediata.
No entanto, a maior parte do estado gaúcho só poderá retomar suas exportações a partir do dia 2 de outubro.
China inicia auditoria para avaliar medidas sanitárias do Brasil
Em paralelo, o Ministério da Agricultura brasileiro comunicou que a China deu início a uma auditoria para avaliar os protocolos de controle sanitário do país.
Esse processo é um passo essencial para que a China possa suspender a sua própria proibição sobre as importações de carne de frango brasileira.
Vale destacar que a China é o último grande mercado que ainda mantém restrições à carne de frango do Brasil desde o surto de gripe aviária.
Um olhar no futuro das exportações de carne de frango brasileira
Com essas mudanças, o Brasil vê uma recuperação gradual das suas exportações de carne de frango, principalmente para mercados importantes como a União Europeia e a China.
No entanto, a manutenção das normas sanitárias rigorosas e a transparência nas auditorias serão fundamentais para garantir a plena retomada das negociações comerciais.
Principais Produtos Importados da China pelo Brasil em 2024
Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China.
- Equipamentos de telecomunicações
- Válvulas e tubos termiônicas
- Compostos organo-inorgânicos
- Demais produtos - Indústria de Transformação
- Adubos ou fertilizantes
- Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
- Máquinas e aparelhos elétricos
- Peças e acessórios para escritório
- Aparelhos elétricos para ligação
- Máquinas de energia elétrica
- Produtos laminados planos de ferro ou aço
- Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
- Equipamentos elétricos
- Partes e acessórios de veículos automotivos
- Geradores elétricos giratórios
É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados segundo dados de janeiro a dezembro de 2024.
O que o Brasil exporta para a União Europeia
Dentro da UE os principais destinos das Exportações Brasileiras são: Países Baixos (Holanda), Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.
Conheça os principais produtos Exportados pelo Brasil para a União Europeia, são eles:
- Farelos e resíduos da extração de Óleo de soja
- Café cru em grãos
- Minérios de ferro e seus concentrados
- Celulose
- Soja
Novo Processo de Exportação: o que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
O que é o Siscomex?
O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.
O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.
Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.