INMETRO na Exportação: Como funciona?

Atualizado em: por Sinara Bueno.

O grande objetivo do INMETRO é certificar que a produção interna esteja de acordo com os padrões internacionais de qualidade, segurança e precisão de informações, por isso, se torna um anuente imprescindível para qualquer transação de comércio internacional.

E-book - passo a passo DU-E

Para exportação, produtos bem avaliados e certificados pelo INMETRO, já carregam consigo uma alta credibilidade e certificação de sua qualidade, isso proporciona maior competitividade no mercado externo e desperta maior confiança dos parceiros internacionais.

O assunto do artigo de hoje vai tratar dos principais aspectos envolvendo o INMETRO nas operações de Exportação. Sendo assim, veremos os tópicos:

    • Qual o papel do INMETRO?
    • INMETRO nos processos de Exportação: o que é?
    • INMETRO: Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações
    • O que é o Alerta Exportador INMETRO?

    Se você quer saber mais sobre este órgão anuente, pegue o seu café e vem com a gente!

    Bora lá agora entender mais sobre o INMETRO na exportação! 😉

    INMETRO na Exportação


    Qual o papel do INMETRO?

    INMETRO é a sigla para Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e é um órgão vinculado ao Ministério da Economia. Sua função é garantir que toda a produção industrial de bens de consumo, seja segura, de qualidade e entregue o que é divulgado.

    INMETRO nas operações de Exportação: o que é?

    Para entender a importância do órgão na exportação, vamos dar um exemplo: cabe ao INMETRO certificar-se que quando você vende um saco de 10 quilos de soja, o conteúdo da embalagem seja exatamente de 10 quilos. 

    Dessa forma, o consumidor final não sai prejudicado, e em contrapartida as indústrias como um todo produzem dentro de um mesmo padrão de qualidade, mantendo um bom nível no mercado interno e externo.

    Para garantir que as empresas estão atendendo os requisitos, o INMETRO possui laboratórios onde realiza os testes necessários para aferir qualidade, segurança e integridade das informações e medidas de um produto.

    Os exportadores também podem solicitar diretamente ao Inmetro informações sobre regulamentos técnicos e procedimentos de avaliação da conformidade aplicáveis aos seus produtos, no caso em que encontrem dificuldades em identificar no site do órgão anuente as informações desejadas. 

    É importante destacar que tais solicitações devem ser realizadas a partir de dados detalhados, identificando o país de interesse e o produto específico em relação ao qual se pretende conhecer as exigências. O Inmetro envia uma resposta customizada atendendo à solicitação do exportador brasileiro.

    👉 Confira o nosso artigo sobre o que é Órgão Anuente no Comércio Exterior!

    INMETRO: Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações

    O acordo sobre barreiras técnicas ao comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) determina que cada país tenha seu ponto focal, o qual deve fazer a difusão em âmbito nacional das novas exigências técnicas referentes aos produtos de exportação. Cada ponto focal recebe da OMC as informações enviadas pelos demais países e as disponibiliza para os exportadores. No Brasil, o Inmetro é o ponto focal de barreiras técnicas às exportações.

    O que é o Alerta Exportador INMETRO?

    Para ajudar os exportadores a obter informações atualizadas sobre as exigências técnicas de outros países, o Inmetro desenvolveu o sistema Alerta Exportador. Essa é uma maneira mais rápida para ficar atualizado sobre as exigências técnicas dos países membros da OMC.

    Você escolhe os países e os produtos do seu interesse e passa a receber por e-mail, qualquer nova exigência técnica notificada à OMC por esses países para a sua categoria de produto.

    Para finalizar, é importante reforçar que os órgãos anuentes são uma burocracia necessária na exportação, e no caso do INMETRO é fundamental para mantermos o mercado interno nivelado por cima, e fazer dos nossos produtos objetos de desejo internacional pela sua qualidade garantida por um órgão de confiança.

    E aí, gostou deste artigo sobre o Inmetro na exportação, a importância do Inmetro na exportação e como funciona o Inmetro na exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Sinara Bueno
    Sinara Bueno

    Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024