noscript>

por Leandro Sprenger

17 Mar, 2025

Gerar relatórios de DI para auditoria em Comércio Exterior: Saiba como

Hoje, vamos entender um pouco mais sobre como podemos gerar relatórios de DI (Declaração de Importação) para auditoria em Comércio Exterior. Este assunto é fundamental para quem atua diariamente com importações.

Portanto, se você quer saber mais a respeito deste assunto, fique conosco neste artigo para saber como gerar relatório da DI.

Confira os tópicos abordados neste texto sobre a geração de relatórios de DI:

    • Gerar relatórios de Declaração de Importação: Sistema Fcomex
    • O que é Declaração de Importação?
    • Declaração de Importação a Passo a Passo
    • O que é o Siscomex Importação Web?
    • Como você pode utilizar os Dados Extraídos do Siscomex
    • O que é extrato de DI?
    • Quem faz o registro da DI?
    • Quando é feita a Declaração de Importação?

    Vamos lá agora saber como gerar relatórios de DI (Declaração de Importação) para auditoria em Comércio Exterior? 😉

    Gerar relatórios de DI


    Gerar relatórios de Declaração de Importação: Sistema Fcomex

    O relatório da DI (Declaração de Importação) é uma importante ferramenta para o despachante/importador para realizar a auditoria/conferência dos dados, sendo também útil para a criação de Ato Concessório Isenção. 

    E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

    Você sabia que existe um sistema onde é possível gerar esses relatórios de maneira automatizada e simplificada? A seguir contaremos mais sobre esta funcionalidade desenvolvida pela Fazcomex.

    Com o Sistema FComex da Fazcomex, no módulo extrator, é possível gerar relatórios completos da DI (Declaração de Importação) para auditoria em Comércio Exterior, de maneira simplificada. 

    Para Ilustrar:

    Na tela LISTAGEM DE DI’s o usuário do sistema pode conferir o relatório da sua DI na opção “Relatórios”, conforme imagem abaixo:

    O usuário também pode escolher por qual das opções disponíveis deseja realizar a busca de seu relatório, e preencher os demais campos de acordo com essa informação selecionada. Podem ser criados mais de um tipo de filtro para a mesma busca, facilitando a especificidade do que se deseja realizar.

    E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

    Vale lembrar também que o usuário poderá visualizar um resumo das configurações de seu relatório, e conforme mencionado, pode estar salvando o modelo para futuras consultas. Por fim, basta clicar em Gerar relatório, para visualização. 

    Ilustrando:




    Após realizar o procedimento acima o sistema realizará um Download de arquivo em formato Excel para seu computador com os dados solicitados para o relatório.

    O que é Declaração de Importação?

    Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. 

    É possível vincular uma DI, Declaração de Importação, à uma LI, Licença de Importação, que falamos acima. Quando elas são vinculadas, alguns campos são preenchidos automaticamente. Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.

    A DI é elaborada no Siscomex Web.

    Declaração de Importação a Passo a Passo

    E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

    Primeiramente cabe informar que a legislação base do despacho aduaneiro de importação e, consequentemente do preenchimento da Declaração de Importação (DI) é a Instrução Normativa SRF nº 680/06

    Desse modo, já de posse dos documentos de importação que irão instruir o despacho aduaneiro, o importador ou seu representante legal deverá acessar o Siscomex Importação Web com seu Certificado Digital.

    Logo depois, para criar uma nova Solicitação de Declaração de Importação, deve-se acessar a função através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme abaixo.

    Para ilustrar:

    Declaração de Importação


    O que é o Siscomex Importação Web?

    O Siscomex Importação Web é o sistema responsável por processar o despacho aduaneiro de importação de toda a mercadoria que ingresse no país, importada a título definitivo ou não. Ou seja, é o sistema eletrônico que automatiza as operações abaixo descritas, a saber:


    Como você pode utilizar os Dados Extraídos do Siscomex

    • Para apoio na criação de Atos Concessórios e controles de Drawback;

    • Para apoio em acompanhamento de Drawback Suspensão ou solicitar o Drawback Isenção;

    • Levantamento para Recuperação de Taxa Siscomex;

    • Levantamento de informações para atendimento de intimações;

    • Para Atendimento de Auditorias internas e externas;

    • Verificar o uso dos dados para aplicação no Reintegra;

    • Levantamentos estatísticos como Custo Médio de insumos importados, etc;

    • Levantamentos estatísticos de apoio à exportação, produto mais exportado, etc;

    • Para realizar Cálculo de Transfer Price;

    • Conciliação de informações com sistemas corporativos;

    • Auferir os valores devidos e recolhidos de impostos e taxas, inclusive Taxa de Utilização do Siscomex;

    • Entre outros.

    O que é extrato de DI?

    O Extrato da DI é o documento gerado pelo Siscomex Importação Web para servir de auxílio ao importador e à autoridade aduaneira no curso do despacho aduaneiro. Ele também é utilizado pelos terminais aduaneiros, transportadoras e até mesmo no setor contábil / fiscal dos importadores.

    Para finalizar este artigo, vamos conhecer quem faz o registro da DI (Declaração de Importação) no tópico a seguir.

    Quem faz o registro da DI?

    Normalmente, a DI é registrada pelo despachante aduaneiro, representante legal do importador. Esse profissional possui experiência e conhecimento técnico para realizar tal preenchimento de informações, atendendo aos requisitos de cada declaração.

    Quando é feita a Declaração de Importação?

    A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho. Ela é registrada logo depois de o pagamento dos tributos e taxas ser efetuado pelo importador.

    👉 Para saber mais sobre o sistema FComex, entre em contato conosco para agendarmos uma apresentação!

    E aí, gostou deste artigo sobre como gerar relatórios de DI e o passo a passo para gerar relatórios de DI? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação