por Leandro Sprenger
Como gerar relatórios de DU-Es registradas em software?
No artigo de hoje, nós vamos conhecer um software online que auxilia o profissional de comex a gerar relatórios de DU-Es registradas em software. Esta funcionalidade serve para otimizar e automatizar o processo de geração de relatórios da DU-E.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a DU-E? Então pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje!
Veja os seguintes tópicos envolvendo como gerar relatórios de DU-Es registradas em software:
- Gerar relatórios de DU-Es registradas em software
- Sistema FCOMEX: Módulo DU-E
- O que é DU-E?
- Quais as Formas de Elaboração da Declaração?
- Novo Processo de Exportação: O que é?
Vamos lá agora entender mais sobre como gerar relatórios de DU-Es registradas em software? 😉
Gerar relatórios de DU-Es registradas em software
Com o Fcomex, software desenvolvido pela Fazcomex, o profissional de comex consegue gerar relatórios em excel das suas DU-ES registradas, no qual aparecerão todos os campos da Declaração. Ou ainda, somente os campos que ele selecionar.
Primeiramente o usuário deve acessar a sua listagem de DU-Es, através do menu “Exportação” e logo em seguida “DU-Es”.
Lembrando que dentro do software, consta uma listagem com todas as DU-Es registradas no sistema, o que facilita a organização das demandas e otimização do tempo de trabalho.
Segue abaixo uma exemplificação:
Para ilustrar:
Ainda dentro do sistema, o usuário do software pode realizar os filtros para a busca de DU-Es que deseja em seu relatório, podendo optar entre diversas opções de filtros, entre elas, CNPJ, Data Registro e Número de Registro.
O cliente da Fazcomex conseguirá visualizar o título de todos os campos presentes na DU-E e selecionar quais deles ele deseja em seu relatório. Para isso, basta selecionar o campo desejado.
Exemplificando:
O FComex oferece ainda, um resumo, para uma conferência dos campos selecionados e filtros aplicados,
Nessa aba é possível também salvar o modelo de relatório aplicado, para maior agilidade em novas gerações. Todas as funcionalidades descritas, facilitarão no seu controle deste processo:
Após conferir os campos selecionados, basta clicar em Gerar Relatório, que o sistema fará o Download de um arquivo em formato Excel, com os dados selecionados.
Simples e fácil, não é mesmo?
Sistema FCOMEX: Módulo DU-E
O Software FComex é um sistema para elaboração e transmissão da DU-E para o Siscomex.
O FComex simplifica a elaboração da Declaração Única de Exportação pois têm muitos recursos de facilitação de preenchimento dos dados.
Veja como mais de 160 empresas já têm conquistado mais produtividade em seus processos de Comércio Exterior.
O que é DU-E?
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).
Quais as Formas de Elaboração da Declaração?
Há duas formas básicas de elaboração da DU-E:
Com Importação dos dados da NF-e, com posterior complementação dos dados exigidos não constantes da nota. O declarante indicará as NF-es com as quais iniciará a elaboração da DU-E e preencherá as demais informações manualmente no sistema;
Sem importação dos dados da NF-e, para os casos previstos em norma de dispensa de NF-e ou utilização de NF-e em formulário, devendo ser preenchidas todas as informações da nota referentes às mercadorias a serem exportadas e as informações adicionais requerida na DU-E; e
Nas hipóteses de exportação com base em nota fiscal em papel ou sem nota fiscal, todos os dados necessários à elaboração da DU-E deverão ser fornecidos pelo declarante.
Um exemplo de exportação permitida "sem vinculação de NF-E" é a exportação embarque antecipado de granéis e veículos, neste caso a nota fiscal é emitida posteriormente e informada na DU-E através de retificação futura.
Novo Processo de Exportação: O que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉