por Leandro Sprenger
Como importar LPCO de Exportação do Siscomex para um sistema interno?
No artigo de hoje, vamos conhecer um sistema que auxiliar o profissional do comércio exterior a importar um LPCO de exportação do Portal Siscomex de maneira fácil, segura, rápida e prática.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o LPCO na exportação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Importar um LPCO de exportação do Portal Siscomex
- Como automatizar a Elaboração da DU-E
- Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- Novo processo de exportação
- O que é LPCO?
Vamos conhecer mais? 😉
Importar um LPCO de exportação do Portal Siscomex
Com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível importar um LPCO de exportação do Portal Siscomex de maneira fácil. A seguir detalhamos esta etapa.
Para importar um LPCO de exportação do Portal Siscomex para o Sistema FComex, é necessário acessar o módulo de exportação. Portanto, vá até o módulo de “Exportação”, em seguida clique na opção LPCO, conforme a imagem abaixo:
Na tela de “Listagem de LPCO”, vá até a caixa de listagem “Ações” e clique sobre ela para expandir as opções, depois clique sobre a opção “Adicionar em Lote” conforme ilustrado na imagem abaixo:
Na tela “Adicionar em Lote”, clique em “Portal Único”, depois clique na guia “Importar LPCOs”.
Preencha o campo “CNPJ” da empresa responsável, em seguida aplique os filtros conforme o período desejado. Após, clique no botão “Buscar”.
Quando a busca de LPCO for concluída, o sistema exibirá uma mensagem informando a quantidade de LPCO encontrada com os filtros utilizados. Note que os LPCOs encontrados possuem uma esfera vermelha na coluna “Consulta”, sinalizando que os dados ainda não foram importados para o sistema FComex, pois está apenas em modo de visualização.
O sistema FComex permite que o usuário selecione o LPCO de maneira individual ou total, basta selecionar a caixa de seleção/checkbox desejada (conforme Imagem 5). Após selecionar o LPCO, clique no botão “Salvar”.
Neste instante o sistema vai importar o LPCO selecionado para a base de dados do FComex. Ao concluir essa ação, a esfera vermelha será alterada para a cor verde, sinalizando que a importação de dados foi concluída. Agora vamos retornar a tela de “Listagem de LPCOs” clicando no botão “Voltar”, conforme é ilustrado na imagem abaixo:
Lembrando que na tela de “Listagem de LPCOs” já está presente a LPCO importada do Portal Único. Também nessa tela você poderá realizar diversas ações, como: Visualizar; Editar; Transmitir para o Portal Único; Visualizar relatórios; Duplicar e Excluir.
(lembre-se que as notas referenciadas devem estar tanto na tag especifica da NF de Exportação, como na DU-E).
Simles e fácil, não é mesmo?
Como automatizar a Elaboração da DU-E
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
- Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
- Cálculos automáticos de peso líquido por item;
- Recurso de Salvar e continuar;
- Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
- Suporte Técnico Especializado;
- Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
- Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
Novo processo de exportação
O Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.
O que é LPCO?
As licenças, autorizações, certificados e outros documentos públicos exigidos para a realização de uma exportação, exceto os de natureza aduaneira, serão solicitados e emitidos pelo módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO), do Portal Único Siscomex.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉