por Leandro Sprenger

18 Mar, 2025

DU-E - uso e preenchimento de notas mãe e filha no Portal Siscomex

No artigo de hoje nós vamos entender mais sobre o uso e preenchimento de notas mãe e filha no Portal Siscomex, assunto relacionado à DU-E.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

    • DU-E - uso e preenchimento de notas mãe e filha no Portal Siscomex
    • O que é o Portal Siscomex?
    • O que é DU-E?
    • Novo Processo de Exportação: O que é?

    Vamos lá saber mais sobre o uso e preenchimento de notas mãe e filha no Portal Siscomex? 😉



    DU-E - uso e preenchimento de notas mãe e filha no Portal Siscomex

    Complementando o disposto nas Notícias Siscomex Exportação nº 68/17, 39/18 e 60/18, alerta-se para o fato de que uma nota filha, em nenhuma hipótese, deve constar de uma DU-E, seja como nota de exportação, seja como nota referenciada.

    Uma nota filha apenas é utilizada para o transporte de mercadorias, quando o seu transporte exigir dois ou mais veículos. Tão logo todas as notas filhas são recepcionadas no módulo CCT do Portal Siscomex, é dada baixa das notas filhas no estoque do local da recepção no CCT e dada alta da nota mãe correspondente às mercadorias nesse mesmo estoque. Por esse mesmo motivo, apenas a nota mãe constará da DU-E.

    Essa mesma sistemática se aplica nas hipóteses em que a legislação de algum estado da Federação determinar a emissão de nota fiscal de remessa por conta e ordem de terceiro (CFOP 5949 e 6949) para amparar o transporte de mercadorias até o local de despacho, pois essa nota é tratada como filha única pelo módulo CCT e deve referenciar a nota de venda das mercadorias transportadas, a qual é tratada como nota mãe.

    Para maiores informações, consultar também as respostas 2.4, 3.5, 5.5 e 5.12 da página de perguntas frequentes de exportação”, disponível no Portal Siscomex.

    Fonte: Governo Federal

    O que é o Portal Siscomex?

    O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito. Se a informação é eletrônica, então os elementos de dados individuais devem ser enviados apenas uma vez.

    Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior.

    O que é DU-E?

    A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

    A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.

    A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).

    Novo Processo de Exportação: O que é?

    Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado. 

    Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

    Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados. 

    Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024