Enquadramento da Operação 80112 VENDA EM LOJAS FRANCAS A PASSAGEIROS COM DESTINO AO EXTERIOR(IN 1702/17, ART. 102, III)

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Você que trabalha com Comércio Exterior especialmente com Exportação já deve ter ouvido o termo Enquadramento da Operação, mas você sabe o que ele é?

E-book - passo a passo DU-E

Hoje, nós vamos falar do Enquadramento de Operação 80112, bem como a sua correlação de CFOP.

Quer saber mais sobre o Enquadramento de Operação 80112? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!

Vamos lá?

Enquadramento de Operação 80112

O Enquadramento de Operação 80112 refere-se à VENDA EM LOJAS FRANCAS A PASSAGEIROS COM DESTINO AO EXTERIOR(IN 1702/17, ART. 102, III) e sua posição quanto a se está ativo ou não é 1. O código 80112 não possui CFOP's vinculadas.


O que é Enquadramento da Operação na Exportação?

Enquadramento da Operação na Exportação é um campo da DU-E (Declaração Única de Exportação) o qual define as características da operação. 

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Trata-se de um código de 5 dígitos, onde aqueles iniciados por 90 indicam que são "sem cobertura cambial, e com retorno do exterior". Já os códigos de enquadramento que iniciam com 99 significam que são "sem cobertura cambial, mas sem retorno do exterior".

A DU-E e o Enquadramento da Operação

O Enquadramento é um campo obrigatório na DU-E, podem ser informados até quatro combinações por item de DU-E .

A verificação da compatibilidade dos enquadramentos informados será realizada quando do registro da declaração de exportação. Havendo incompatibilidade entre enquadramentos de um mesmo item de DU-E ou entre enquadramentos de diferentes itens da DU-E, o sistema exibirá mensagem de erro e impedirá o registro da DU-E.

Para ilustrar:

 Enquadramento de operação Exportação

Alguns códigos requerem o preenchimento de campos extras, como por exemplo:

  • Exportação temporária – prazo pretendido (em dias): Resumidamente se for escolhido um dos enquadramentos de exportação temporária (90001, 90003, 90005, 90099 ou 90115) o declarante deverá informar a então quantidade de dias que o bem ficará fora do país e o número do correspondente processo na Receita Federal.

O que é CFOP?

A sigla CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias, sejam elas intermunicipal e interestadual. Ele possui formato numérico e tem como objetivo identificar a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes. 

Informar e compreender esse código de forma correta, define se a operação fiscal terá recolhimentos de impostos ou não, além disso, é obrigatório a informação deste código em documentos fiscais quando houver entradas e saídas de mercadorias, bens e aquisição de serviços.

O código de CFOP também está ligado à nota fiscal. Agora que você já conhece o CFOP e o que é, vamos entender o porquê de o código CFOP ser importante.

O que é o Siscomex?

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

E aí, gostou deste artigo sobre o Enquadramento da Operação 80112? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback.

O que é o Siscomex?

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

O que é Enquadramento da Operação na Exportação?

O Enquadramento da Operação na Exportação é um campo da DU-E (Declaração Única de Exportação) o qual define as características da operação.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.