Air Waybill (AWB): o que é?

Um dos principais documentos do Comércio Exterior é o Conhecimento de Embarque, pois informa a posse da mercadoria, entre outras funções. No caso do modal aéreo, ele é chamado de Air Waybill (AWB). Vamos saber mais sobre esse documento? 😉 

O que é o Air Waybill? 

Air Waybill é o Conhecimento de Embarque Aéreo (AWB). Ele é emitido por uma companhia aérea ou por um agente de cargas internacional para transporte de mercadorias e uma prova do contrato de transporte, em suma, é um documento de titularidade das mercadorias.

O AWB é um documento de transporte não negociável que abrange o frete de carga de aeroporto para aeroporto. Ao aceitar um frete, um agente de carga IATA está agindo em nome da transportadora cujo AWB é emitido.

O AWB é de suma importância no Comércio Exterior e, dessa forma, no desembaraço aduaneiro de exportação e importação. A indústria aérea adotou um formato padrão para a AWB que é usado por todo o mundo em voos domésticos e internacionais. Dessa forma, alguns dados são essenciais no referido documento e precisam estar de acordo com as informações da Fatura Comercial e demais documentos do processo de exportação ou importação.

Dados para o AWB:

  • Denominação da empresa emissora
  • Número de ordem do documento
  • Dados completos do exportador e do importador, tais como nome e endereço completos. Na importação, é necessário constar também o CNPJ do consignatário
  • Aeroportos de origem, destino e passagem (caso exista)
  • Quantidade de volumes
  • Tipo de embalagem
  • Peso bruto
  • Dimensão e cubagem dos volumes
  • Composição, valor e forma de pagamento do frete internacional (Prepaid ou Collect)
  • Descrição sucinta da mercadoria
  • A data de emissão
  • A assinatura do emitente

👉🏼 Confira também nosso artigo Portal Siscomex: Guia definitivo

Padrão do Conhecimento de Embarque Aéreo

O AWB é emitido pela companhia aérea ou pelo agente de carga, conforme o padrão internacional adotado pela IATA (International Air Transport Association). Ele também comprova o recebimento da carga na origem, ou seja, o AWB confirma que a mercadoria foi entregue pelo exportador para ser transportada e está em posse da companhia aérea.

Tipos de AWB (Air Waybill)

 Existem três tipos de AWB, a saber:

  1. AWB
  2. MAWB (Master Air Waybill)
  3. HAWB (House Air Waybill)

Detalhamento de cada conhecimento de embarque:

  1. AWB: É o conhecimento aéreo internacional que cobre uma determinada carga embarcada individualmente na aeronave, sendo emitido diretamente pela companhia aérea.
  2. MAWB (Master Air Waybill): É o conhecimento de embarque emitido pela companhia aérea para cargas consolidadas e/ou diretas. O MAWB representa o total de carga que foi recebida e/ou enviada pelo agente e entregue à companhia aérea para seguir com o embarque.
  3. HAWB (House Air Waybill): É emitido pelo agente de cargas, referente a uma carga que foi consolidada ou não. Geralmente existem vários houses para um único master. Contudo, devido a negociação do frete ter sido feita com o agente de cargas, não é raro que uma única carga possua MAWB e HAWB.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Agentes de Cargas no Brasil, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

AWBs e MAWBs 

Os AWBs e MAWBs têm números de onze dígitos, onde os três primeiros referem-se ao código da companhia aérea. É com base no número do MAWB ou AWB que conseguimos realizar a localização da carga aérea. A IATA possui atualmente 296 companhias aéreas membros e tem em seu site um mecanismo de busca para encontrar a companhia aérea: IATA – Current Airline Members.

e-AWB: a evolução do AWB

O e-AWB é o conhecimento de embarque aéreo em formato eletrônico, resultando na eliminação da documentação em papel, e a substituição pela troca eletrônica de dados. A IATA anunciou o e-AWB como padrão a partir de 1º de janeiro de 2019. Desde então, o e-AWB é o contrato de transporte para todas as remessas de carga aérea nas rotas comerciais habilitadas.

  • O e-AWB traz vários benefícios, tais como:
  • Eliminação de processos baseados em papel;
  • Maior eficiência e confiabilidade do processo geral de manuseio de carga;
  • Prazos de entrega mais rápidos;
  • Diminuição de erros de manuseio;
  • Impacto positivo no meio ambiente com redução do uso de papel.

Dentre os principais benefícios da futura implementação do CCT Aéreo, podemos destacar sua completa compatibilidade com o e-AWB

 

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

O que é o Air Waybill?

Air Waybill é o Conhecimento de Embarque Aéreo (AWB). Ele é emitido por uma companhia aérea ou por um agente de cargas internacional para transporte de mercadorias e uma prova do contrato de transporte, em suma, é um documento de titularidade das mercadorias.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Mais produtividade na elaboração da DU-E, conheça o FCOMEX!