Comércio Internacional: O que é?

No artigo de hoje iremos entender melhor o que é o conceito Comércio Internacional, então fique comigo;

Vamos ver neste artigo:

  • O que é comércio internacional;
  • O que leva os países a comercializarem entre si;
  • Qual a importância do comércio internacional para a economia de um país;
  • Teorias do comércio internacional; e
  • Principais organismos internacionais do comércio.

O que é Comércio Internacional?

O Comércio Internacional são as operações comerciais entre países que estão em pleno desenvolvimento e é um dos responsáveis pela economia de um país. Portanto ele gera um aumento das barreiras internacionais que ajudam a proteger o desenvolvimento de empresas locais, dessa forma representa uma grande parcela do PIB.

comercio-internacional

O que leva os países a comercializarem entre si?

  1. Diversidade de produção entre países combinada com as vantagens em produzir com menos custos um produto de qualidade; e
  2. Um país não é autossuficiente em tudo que precisa, portanto, exporta o que sobra e da mesma forma importa o que falta consequentemente atendendo suas necessidades.

Qual a importância do comércio internacional para a economia de um país?

A importância para a economia se deve a diversos fatores, acima de tudo o principal que já foi citado acima é a possibilidade de importar produtos não existente no país e exportar produtos em sobra para outros países.

O Comércio Internacional dilui os riscos de atividades, permite a empresa seguir comercializando mesmo com uma crise econômica interna no país.

A melhor forma de visualizarmos o desempenho do comércio internacional de um país é por meio de sua balança comercial. Esse indicador registra as importações e exportações de bens e serviços. Se seu saldo for positivo, consequentemente significa que o país está exportando mais do que importando. Se for negativo, certamente o valor das importações ultrapassa o das exportações.

O Comércio Internacional Brasileiro é conhecido no mundo todo devido à razão de que exporta produtos como:

  • Petróleo;
  • Celulose; e
  • Minério de ferro.

Além disso, existem grandes empresas cotadas na bolsa de valores focadas em exportar esses produtos. A Petrobras, acima de tudo, é um dos principais exportadores de petróleo do mundo.

Para realizar esse tipo de exportação, deve seguir as regras da OMC tanto no quesito importação quanto exportação.

Teorias do Comércio Internacional

Ademais existem diversas teorias que o envolvem e entendê-las é fundamental para conhecer como ele funciona. 

As teorias clássicas chegaram na segunda metade do século XVIII com a necessidade de explicar as trocas entre os países.  Como resultado sua relação com o comércio era de que diversos países tinham necessidade econômicas e precisam supri-las através de produtos e serviços que podiam ser encontradas em outras partes do mundo. 

Principais Organismos Internacionais do Comércio

Organismos internacionais são organizações criadas, responsáveis por dar apoio ao sistema de comércio e definir as regras referentes a esse mercado.

Câmara de Comércio Internacional (CCI) 

É um organismo não-governamental criado em 1919 composta pelas câmaras de comércio.

Fundo Monetário Internacional (FMI)

Criado em 1994 através do acordo de Bretton Woods tem a função de garantir assim a estabilidade financeira do mundo e ajudar os países em crises econômicas através de empréstimos.

Banco Mundial 

Foi criado durante a segunda Guerra Mundial com a função inicial de auxiliar e reconstruir a Europa pós-guerra. Após essa reestruturação focou no auxílio a desastres naturais, ajudas humanitárias e outras necessidades advindas de conflitos, sendo seu principal foco contribuir para a redução da pobreza de países em desenvolvimento.

Organização Mundial do Comércio (OMC) 

Em 1948 foi criado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) com o objetivo de incentivar o crescimento da economia mundial, acima de tudo através de negociações de acordos entre os países, a fim de reduzir as barreiras comerciais.

Comenta aqui embaixo o que achou do nosso artigo. Se inscreve no blog para ficar por dentro de todos os nossos artigos. Aproveita e compartilha nosso conteúdo nas suas redes sociais 😉

 

E-book 7 Novidades Sobre o Novo Processo de Importação

 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

Baixe o E-book "7 Novidades do Novo Processo de Importação"