Saiba mais sobre a Prova de Despachante Aduaneiro

Atualizado em: por Sinara Bueno.

No artigo de hoje queremos falar um pouco sobre Como se tornar um Despachante Aduaneiro, bem como seus requisitos e a prova de qualificação.

Vem comigo entender como se tornar um Despachante Aduaneiro! 😉

Despachante Aduaneiro: o que faz esse profissional?

Como a grande maioria das profissões, o Despachante Aduaneiro também vem tendo que se atualizar ao longo do tempo. Atualmente, o bom despachante aduaneiro é um agente de soluções em comércio exterior que agrega valor à cadeia logística de seu cliente (importador / exportador).

Prova de despachante aduaneiro

No post “Despachante Aduaneiro: O que faz este profissional?”, falamos mais detalhadamente dessa centenária profissão que tem na Instrução Normativa RFB nr.1.209/11 os requisitos para seu exercício.

De acordo com a legislação, a principal função do Despachante Aduaneiro é a formulação da Declaração de Importação ou da Declaração Única de Exportação, indicando o Regime Aduaneiro, a NCM e o Incoterms a ser aplicado na operação.

Etapas para tornar-se Despachante Aduaneiro

  1. Apresentar a documentação necessária à Receita Federal para tornar-se um Ajudante de Despachante Aduaneiro (maiores detalhes no post “Diferença entre Ajudante e Despachante Aduaneiro”);
  2. Ter a documentação aprovada e seu nome publicado como Ajudante de Despachante Aduaneiro no Diário Oficial da União (DOU);
  3. Atuar por 2 anos como Ajudante de Despachante Aduaneiro;
  4. Prestar a Prova para Despachante Aduaneiro e cumprir os demais requisitos do Edital do Exame de Qualificação da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (instituição que absorveu a ESAF - Escola de Administração Fazendária) e ser aprovado;
  5. Após aprovação na prova, abrir um processo administrativo junto à Receita Federal para  apresentar a documentação necessária a fim de se tornar um Despachante Aduaneiro;
  6. Ter seu nome publicado como Despachante Aduaneiro no Diário Oficial da União (DOU), após a conclusão sem óbices do processo administrativo correspondente.

Despachante Aduaneiro, como se tornar um?

Para se tornar um Despachante Aduaneiro, você precisará primeiramente atuar pelo menos durante dois anos como Ajudante de Despachante Aduaneiro. Após os dois anos da nomeação como Ajudante, você poderá realizar o Exame de Qualificação Técnica para Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA. Em obtendo o aproveitamento mínimo necessário na prova, de acordo com o Edital, é você poderá ingressar com a documentação e assim se tornar um Despachante Aduaneiro de fato.

ATENÇÃO

Após a divulgação do resultado do Exame de Qualificação Técnica, o Ajudante de Despachante Aduaneiro aprovado terá o prazo de 1 (um) ano para requerer a sua inscrição no Registro de Despachantes Aduaneiros.

É importante ressaltar que nenhum curso credencia o aluno a se tornar um Despachante Aduaneiro. Apenas e somente a Receita Federal é quem pode credenciar novos despachantes aduaneiros, após a análise da documentação necessária, elencada na IN/RFB nr.1.209/11.

Além de outras exigências tais como ter uma ficha limpa junto às autoridades policiais, para ser Despachante Aduaneiro você deve ser brasileiro(a), ter mais de 18 anos e possuir pelo menos o Ensino Médio completo.

Por falar em Despachante Aduaneiro, confira nosso artigo: Despachante Aduaneiro e a prerrogativa de Servidor Público

👉🏻 Recentemente, foi liberada a prova que foi aplicada para Despachante Aduaneiro. Clique Aqui e confira a Prova para Despachante Aduaneiro Atualizada 2023!

Por que dois anos de experiência?

O período de experiência de dois anos como Ajudante é muito importante porque será durante este período que a pessoa adquirirá conhecimentos práticos que aumentarão seu nível de conhecimento. A experiência e o conhecimento permitirão que o Ajudante se familiarize com os procedimentos do processo de despacho aduaneiro dos clientes.

Os dois anos também servirão para que o Ajudante execute um bom programa de estudos visando obter toda a gama de conhecimentos teóricos que será utilizada no dia-a-dia e, posteriormente, no Exame de Qualificação.

👉🏻 Além deste texto sobre como se tornar um Despachante Aduaneiro, confira o nosso artigo Comércio exterior: cargos e funções!

Prova para Despachante Aduaneiro

O nome oficial da prova para poder se habilitar a Despachante Aduaneiro é Exame de Qualificação Técnica para Avaliação da Capacitação Técnica de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA. 

O exame de qualificação técnica consiste na avaliação da capacidade profissional do Ajudante de Despachante Aduaneiro para o exercício da profissão de Despachante Aduaneiro.

Não se trata exatamente de um “concurso” para o cargo de Despachante Aduaneiro. É uma prova de qualificação, semelhante ao que acontece aos formados em Direito, os quais têm que ser aprovados no Exame da OAB para exercerem a profissão.

De acordo com o parágrafo único do artigo 4 da IN/RFB nr.1.209/11, o Exame de Qualificação Técnica deveria ocorrer anualmente. Apesar de estar explicitado na norma, a última prova ocorreu em 2018. Não houve Edital para realização do Exame em 2019 e nem em 2020. 

O Edital do último Exame de Qualificação ocorrido em 2018 determinou as provas da seguinte forma:

  • Prova Objetiva 1 - de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês)) e Específicos (Legislação Aduaneira) valendo, no máximo, 60 pontos ponderados.
  • Prova Objetiva 2 - de Conhecimentos Específicos (Controle e Despacho Aduaneiro e Identificação Merceológica), valendo, no máximo, 80 pontos ponderados. "Identificação Merceológica" são técnicas para a realização da conferência física da mercadoria, geralmente armazenada em contêiner.

Conforme a IN/RFB nr.1.209/11 somente é considerado aprovado no Exame de Qualificação Técnica o Ajudante de Despachante Aduaneiro que tenha obtido, no mínimo, 70% dos pontos totais correspondentes ao conjunto das provas.

Maiores detalhes sobre a última prova podem ser consultados no Edital ESAF nr.59/2018.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Empresas de Consultoria em Comex, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

ATUALIZAÇÃO 2022

Prova para Despachante Aduaneiro 2022: Edital

Fique atento pois o edital para a prova de Despachante Despachante Aduaneiro 2022 já saiu, confira o link do Edital da Prova de Despachante Aduaneiro 2022!

O Exame de qualificação a ser realizado em Ambiente Virtual, através de aplicação da prova objetiva, tem data prevista para realização em 04/12/2022 às 14h (horário de Brasília). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00, devendo o pagamento ser realizado até 24/10/2022.

A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha com 5 alternativas, sendo apenas uma alternativa correta. Lembrando que a prova terá duração de 3 (três) horas.

Quando será a Prova para Despachante em 2020?

Seja por causa da pandemia de Covid-19 ou por conta das restrições orçamentárias, a verdade é que não há previsão de realização do Exame de Qualificação para habilitação do Ajudante como Despachante Aduaneiro esse ano.

Gabaritos Exame ADA

Enquanto ainda não temos perspectiva para  realização de novo Exame de Qualificação, seguem abaixo links para as provas anteriores do Exame de Qualificação Técnica para Avaliação da Capacitação Técnica de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA. 

  • Exame de Qualificação Técnica para Avaliação da Capacitação Técnica de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA - realizado em 2018 - Prova Despachante Aduaneiro PDF 2018
  • Exame de Qualificação Técnica para Avaliação da Capacitação Técnica de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA - realizado em 2017 - Prova Despachante Aduaneiro PDF 2015

Prova para Despachante Aduaneiro 2022

Após um hiato sem haver provas em decorrência da Covid-19, novamente teremos prova para Despachante Aduaneiro em 2022. Foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 08 de julho, a Instrução Normativa RFB nº 2.093/2022, alterando as regras sobre o exame de qualificação técnica para atuar como despachante aduaneiro e regulando a suspensão do registro de despachante para exercício de função pública.

Com a alteração, o exame de qualificação técnica para avaliação da capacidade profissional do ajudante de despachante aduaneiro, para o exercício da profissão de despachante aduaneiro, passa a poder ser realizado de forma remota, na modalidade digital.

Adicionalmente, foi regulamentada a possibilidade de um despachante aduaneiro ou ajudante de despachante aduaneiro solicitar suspensão de seu registro, sem que sejam perdidos os direitos adquiridos, além de atender a outras situações específicas, como períodos de permanência no exterior.

Fonte: Governo Federal

Despachante Aduaneiro certificado OEA, como ficou?

Infelizmente, o Despachante Aduaneiro não pode mais ser certificado como OEA. Em virtude da alteração trazida pela Instrução Normativa RFB nº 1.834/18, os despachantes aduaneiros foram excluídos do rol de intervenientes da cadeia logística do art. 4º, que poderiam ser certificados como OEA.

Tal decisão foi motivada por um volume crescente de contenciosos, administrativos e judiciais, nos quais se alegava que os benefícios concedidos pelo programa à categoria profissional de despachantes aduaneiros caracterizariam algum tipo de regulamentação ou o estabelecimento de restrições ao exercício da profissão.

Baseados nessa premissa, centenas de despachantes aduaneiros impetraram ações judiciais para integrar o Programa, sem o cumprimento dos requisitos e critérios estabelecidos. A existência dessa cizânia contraria a filosofia do Programa OEA, que é inteiramente baseado na adesão voluntária, e prejudica a negociação de Acordos de Reconhecimento Mútuo.

Está em estudo na Receita Federal um novo programa de conformidade específico para contemplar a categoria dos despachantes aduaneiros.

👉🏻 Caso esteja procurando por Consultoria em Comércio Exterior em Juiz de Fora - MG, acesse nosso Portal de Empresas e conheça os principais prestadores de serviços de comex da cidade e também de todo o país.

Software para Despachante Aduaneiro

É impressionante a quantidade de despachantes aduaneiros que pensam que não podem ter um Software, porém isso é um mito. A tecnologia avançou muito nos últimos anos e tornou-se acessível à todos e não é diferente no comex. Conheça nosso artigo Software para Despachante Aduaneiro.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos sobre a prova de Despachante Aduaneiro 2022, vamos entender melhor os aspectos envolvendo a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

👉🏻  A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo sobre a prova de Despachante Aduaneiro 2022, como se tornar um Despachante Aduaneiro e onde trabalha o Despachante Aduaneiro? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e
drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática