Incoterms 2020 lançamento global

É oficial! O Incoterms 2020 já está disponível! A ICC, International Chamber of Commerce lançou ontem, 10/09/2019, globalmente a nova versão dos Incoterms.

A nova versão atualizada já pode ser adquirida na versão em inglês pela ICC Knowledge 2 Go. O livro poderá ser adquirido em formato impresso ou e-book.

Nos próximos meses, a ICC Brasil anunciará a data de lançamento da versão em português e inglês.

Quando entra em vigor a nova versão do Incoterms?

As novas regras já foram publicadas e entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2020. A partir desta data, todos os contratos de vendas devem fazer referência às regras Incoterms 2020 como a versão mais recente das regras da Incoterms.

A ICC escreve e publica as regras do Incoterms há mais de 80 anos, fornecendo aos importadores, exportadores, advogados, transportadoras, seguradoras e estudantes da arena internacional regras e orientações que refletem os últimos desenvolvimentos no ambiente comercial.

Veja as principais alterações dos Incoterms 2020:

  • O Incoterms 2020 alinha diferentes níveis de cobertura de seguro no Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP).
  • O Incoterms 2020 inclui acordos para transporte com meios de transporte próprios no FCA, DAP, DPU e DDP.
  • O incoterm Delivered at Terminal (DAT) mudou para DPU.
  • O Incoterms 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte.
  • O Incoterms 2020 prevê a necessidade demonstrada do mercado em relação aos Bills of Lading (BL) com a notação on-board e com a regra Incoterms de Free Carrier (FCA).

Portanto, as alterações visam proporcionar mais segurança e clareza as empresas e comerciantes de todo o mundo.

Conheça a lista atualizada com todos os novos Incoterms 2020.

Além dos tópicos descritos acima, acrescento a atualização das “Notas de Orientação” (Guidance notes) do Incoterms 2010 agora apresentadas como “Notas Explicativas para Usuários” (Explanatory notes for users) para cada código de Incoterm 2020.

Segundo o Secretário-Geral da ICC John W.H. Denton:

As regras do Incoterms 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando anualmente trilhões de dólares no comércio global. Como ajudam os importadores e exportadores de todo o mundo a entender suas responsabilidades e evitar mal-entendidos dispendiosos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas e ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global.

 

Lista dos Incoterms ® 2020

Do ponto de vista dos termos não houveram tantas alterações. Foram mantidas 11 siglas, tendo como principal mudança a substituição do DAT pelo DPU. Veja abaixo a lista atual dos 11 Incoterms:

  1. EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)
  2. FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)
  3. FAS – Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado)
  4. FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)
  5. CPT – Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado)
  6. CIP – Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado)
  7. CFR – Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado)
  8. CIF – Cost Insurance And Freight – Custo, Seguro E Frete (porto de destino nomeado)
  9. DAP – Delivered At Place – Entregue No Local (local de destino nomeado)
  10. DPU – Delivered At Place Unloaded – Entregue No Local Desembarcado (Local de destino nomeado)
  11. DDP – Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado)

Para conhecer na íntegra as características atuais de cada um dos novos Incoterms acesse nosso novo artigo.

Vale lembrar que algumas mudanças que se eram esperadas tais como, extinção do Ex-Works (EXW) e o FAS (Free Alongside Ship) e criação de um novo incoterm chamado CNI, não se concretizaram.

O que é Incoterm?

Os incoterms foram desenvolvidos pela primeira vez em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) na tentativa de simplificar os problemas de comunicação envolvidos nos negócios internacional. Foi através da publicação das primeiras Regras Internacionais para a Interpretação dos Termos de Comércio que agora temos “Incoterms”.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. Em breve, também com mais detalhes sobre o Incoterm 2020. 😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

👉🏻 Baixe o E-book "Conhecendo os Incoterms 2020"