INCOTERMS 2020 | Veja o lançamento global

Atualizado em: por Sinara Bueno.

É oficial! O Incoterms 2020 já está disponível! A ICC, International Chamber of Commerce lançou ontem, 10/09/2019, globalmente a nova versão dos Incoterms.

e-Book Incoterms 2020

A nova versão atualizada já pode ser adquirida na versão em inglês pela ICC Knowledge 2 Go. O livro poderá ser adquirido em formato impresso ou e-book.

Nos próximos meses, a ICC Brasil anunciará a data de lançamento da versão do livro Incoterms em português e inglês (bilíngue). Vamos falar a seguir sobre o lançamento e os Incoterms atualizados.

Vamos lá agora saber mais sobre os Incoterms?

Incoterms 2020

Quando entra em vigor a nova versão do Incoterms?

As novas regras já foram publicadas e entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2020. A partir desta data, todos os contratos de vendas devem fazer referência às regras Incoterms 2020 como a versão mais recente das regras da Incoterms.

A ICC escreve e publica as regras do Incoterms há mais de 80 anos, fornecendo aos importadores, exportadores, advogados, transportadoras, seguradoras e estudantes da arena internacional regras e orientações que refletem os últimos desenvolvimentos no ambiente comercial.

Incoterms 2020

Principais alterações dos Incoterms 2020:

  • O Incoterms 2020 alinha diferentes níveis de cobertura de seguro no Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP).
  • O Incoterms 2020 inclui acordos para transporte com meios de transporte próprios no FCA, DAP, DPU e DDP.
  • O incoterm Delivered at Terminal (DAT) mudou para o incoterm DPU.
  • O Incoterms 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte.
  • O Incoterms 2020 prevê a necessidade demonstrada do mercado em relação aos Bill of Lading (BL) com a notação on-board e com a regra Incoterms de Free Carrier (FCA).

Portanto, as alterações visam proporcionar mais segurança e clareza as empresas e comerciantes de todo o mundo.

👉 Conheça a lista atualizada com todos os novos Incoterms 2020.

Além dos tópicos descritos acima, acrescento a atualização das “Notas de Orientação” (Guidance notes) do Incoterms 2010 agora apresentadas como “Notas Explicativas para Usuários” (Explanatory notes for users) para cada código de Incoterm 2020.

Também houveram alterações referente a presença das menções do VGM (Sigla em inglês para Peso Bruto Verificado) nas regras Incoterms. O grupo de Redação entendeu que as obrigações e os custos relacionados ao VGM eram demasiado específicos e complexos para justificar uma menção explícita nas regras Incoterms 2020. Portanto, não foram removidas em comparação as regras Incoterms 2010.

Segundo o Secretário-Geral da ICC John W.H. Denton:

As regras do Incoterms 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando anualmente trilhões de dólares no comércio global. Como ajudam os importadores e exportadores de todo o mundo a entender suas responsabilidades e evitar mal-entendidos dispendiosos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas e ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Consultorias Jurídicas, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

Lista dos Incoterms ® 2020

Do ponto de vista dos termos não houveram tantas alterações nas listas de incoterms. Foram mantidas 11 siglas dos Incoterms, tendo como principal mudança a substituição do DAT pelo DPU. Veja abaixo a lista atual dos 11 Incoterms:

  1. EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)
  2. FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)
  3. FAS – Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado)
  4. FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)
  5. CPT – Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado)
  6. CIP – Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado)
  7. CFR – Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado)
  8. CIF – Cost Insurance And Freight – Custo, Seguro E Frete (porto de destino nomeado)
  9. DAP – Delivered At Place – Entregue No Local (local de destino nomeado)
  10. DPU – Delivered At Place Unloaded – Entregue No Local Desembarcado (Local de destino nomeado)
  11. DDP – Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado)

Para conhecer na íntegra as características atuais de cada um dos novos Incoterms acesse nosso novo artigo.

Vale lembrar que algumas mudanças que se eram esperadas tais como, extinção do Ex-Works (EXW) e o FAS (Free Alongside Ship) e criação de um novo incoterm chamado CNI, não se concretizaram.

👉🏼 Para que não haja enganos quanto as datas de atualização, é importante destacar que a última atualização dos Incoterms foi em 2020, ou seja, os Incoterms 2024 equivalem a versão atualizada em 2020! Agora que você já conhece os Incoterms 2023, vamos entender um pouco mais sobre quais são os Incoterms Multimodais.

Incoterms multimodais: quais são?

Existem sete Incoterms que podem ser usados com qualquer modal de transporte. Ou seja, você pode usar os Incoterms EXW, FCA, CPT, CIP, DPU, DAP e DDP em operações de exportação ou importação realizadas pelas vias de transporte: Aérea, Marítima, Rodoviária ou qualquer outra.

Curso de Incoterms 2020

Ainda sobre os Incoterms atualizados, saiba que lançamos um Mini Curso de Incoterms 2020 quem tem como objetivo esclarecer as principais mudanças dos Incoterms. É um curso online rápido com pouca carga horária, porém com conteúdo bastante rico. Ideal para quem busca uma atualização rápida quanto ao Termos Internacionais de Comércio.

O que é Incoterm?

Agora que você já conhece os incoterms listas atualizadas, vamos relembrar o que é o Incoterm. Os incoterms foram desenvolvidos pela primeira vez em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) na tentativa de simplificar os problemas de comunicação envolvidos nos negócios internacional. Foi através da publicação das primeiras Regras Internacionais para a Interpretação dos Termos de Comércio que agora temos “Incoterms”.

E aí, gostou deste artigo sobre os Incoterms e os Incoterms 2020 atualizados 2024? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e
drawback😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Tabela Incoterms 2020