Quando trabalhamos em comércio exterior, lidamos com muitos termos, esses que são fundamentais para que as operações de importação e exportação deem certo. O Incoterm é um desses termos. E hoje vamos falar de maneira mais aprofundada sobre o Incoterm FCA.
Vamos lá entender mais sobre o que é o Incoterm FCA? 😉
Incoterms é a abreviatura do inglês, International Commercial Terms, que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”.
De forma geral, trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. São regras que determinam quem paga o frete da mercadoria, o seu ponto de entrega e quem deve fazer o seguro, entre outras coisas.
Os Incoterms são importantes para que a pessoa que vende para o exterior possa calcular todos os seus gastos.
É importante ressaltar que as normas determinadas pelos Incoterms só são aplicadas entre exportadores e importadores, não sendo aplicadas às empresas transportadoras, seguradoras e despachantes aduaneiros.
Segundo a sua origem, os Incoterms foram criados em 1936 pela Câmara Internacional do Comércio, e as suas normas foram atualizadas várias vezes, com base nos desenvolvimentos na área da logística e das estratégias negociais.
Os Incoterms foram criados para dar resposta ao vários conflitos entre exportadores e importadores, que ocorriam por erros de interpretação nos contratos internacionais.
Hoje queremos falar sobre um Incoterm bem conhecido, ou se você ainda não conhece ele, logo vai conhecer. É o Incoterm FCA.
🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Seguradoras, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.
TIPO DE INCOTERMS
Vamos te apresentar os 11 tipos de Incoterms. São eles:
Os 11 tipos de incoterms são divididos em quatro categorias. As categorias são:
INCOTERM FCA o que é?
O Incoterm FCA (Free Carrier) faz com que o vendedor disponibiliza a mercadoria em sua sede ou transporte até o local indicado pelo importador.
No Incoterm FCA, o vendedor também é responsável por realizar todo o desembaraço aduaneiro.
A diferença do FCA para outros Incoterms da categoria F é a utilização dos transporte marítimo, aéreo ou terrestre.
Modalidades de Transporte do Incoterm FCA:
É importante ressaltar que o Incoterm FCA pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, tanto:
INCOTERMS 2020 - FCA
FCA (inserir o local de entrega designado) Incoterms 2020
Para ilustrar mais o Incoterm FCA:
Notas Explicativas para Usuários
>> Além deste texto sobre o Incoterm FCA, veja nosso artigo Incoterms 2020 para saber como realmente ficou a nova versão!
🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Empresas de Consultoria em Comex, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.
Curso de Incoterms 2020
👉🏼 Lançamos um Mini Curso de Incoterms 2020 quem tem como objetivo esclarecer as principais mudanças dos Incoterms.
É um mini curso online rápido com pouca carga horária, porém com conteúdo bastante rico. Ideal para quem busca uma atualização rápida quanto ao Termos Internacionais de Comércio.
> Além deste sobre o frete FCA, também saiba sobre FCL e LCL lendo o artigo FCL e LCL: qual a diferença
Os Incoterms são usados em muitos documentos e sistemas de comércio exterior. Na importação o código é requerido na Declaração de Importação (DI) no Siscomex Importação.
Para ilustrar:
👉🏼 Para que não haja enganos quanto as datas de atualização, é importante destacar que a última atualização dos Incoterms foi em 2020, ou seja, os Incoterms 2023 equivalem a versão atualizada em 2020!
E aí, gostou deste artigo o Incoterm FCA (Free Carrier), o que é o Incoterm FCA, como funciona o Incoterm FCA, onde usar o Incoterm FCA e término FCA? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Incoterm FCA (Free Carrier) é um tipo de Incoterm que faz com que o vendedor disponibilize a mercadoria em sua sede ou transporte até o local indicado pelo importador. O vendedor também é responsável por realizar todo o desembaraço aduaneiro.
A diferença do FCA para outros Incoterms da categoria F é a utilização dos transporte marítimo, aéreo ou terrestre.
Os Incoterms são importantes para que a pessoa que vende para o exterior possa calcular todos os seus gastos.
No FCA quem paga o frete é o comprador. As obrigações são do vendedor apenas até o momento da entrega para transporte. A partir de então, é o comprador que assume todas as responsabilidades e despesas.