Os 10 benefícios do planejamento operacional da importação e exportação

Todo processo de comercialização exige organização e um bom planejamento. No artigo de hoje nós vamos falar sobre os benefícios do planejamento operacional da importação e exportação no Comércio Exterior.

Também vamos listar os 5 benefícios do planejamento das importações e os 5 benefícios do planejamento das exportações.

Quer saber quais são eles? Então pegue o seu café e continue com a gente.

No artigo de hoje você vai ver os seguintes tópicos:

  • Benefícios do planejamento operacional da importação e exportação
  • Benefícios do planejamento de exportação eficiente
  • O que é plano de exportação?
  • Principais Documentos de Exportação: Lista completa
  • Planejamento da importação de produtos
  • Benefícios do planejamento de importação eficiente
  • Principais Documentos para importação
  • Como evitar erros na hora de importar?
  • Considerações finais

Vamos lá? 😉

Benefícios do planejamento operacional da importação e exportação

As principais dificuldades dos profissionais que desempenham funções relacionadas às operações de importações e/ou exportações, invariavelmente são aquelas relacionadas à identificação do correto procedimento a ser empregado em tais processos.

Por serem operações burocráticas e tomarem demasiado tempo para sua finalização, faz-se necessário identificar os pontos mais sensíveis destes processos, planejar todo o processo e tomar medidas preventivas que minimizem eventuais riscos, custos adicionais e perdas financeiras.

👉 A seguir, vamos falar das vantagens do planejamento nas operações de exportação e importação dentro do Comércio Exterior.

Benefícios do planejamento de exportação eficiente

Atuar no mercado internacional com a exportação de produtos ou serviços é uma ótima alternativa para expandir o negócio e aumentar as oportunidades. Contudo, é preciso ter atenção aos requisitos legais e ter um bom planejamento para ter sucesso ao investir nessa expansão.

Aqui, um dos pontos fundamentais é montar um bom plano de exportação. Muitas empresas não conhecem essa ferramenta ou não compreendem como utilizá-la. 

As 5 principais vantagens do planejamento da exportação são estas:

  1. Garantir melhores condições ao receber o pagamento
  2. Mais tempo para o preenchimento dos documentos de exportação
  3. Conhecer os incentivos fiscais
  4. Checar qual Incoterm se enquadra nesta operação
  5. Negociação mais clara com o comprador

O que é plano de exportação?

O plano de exportação aborda todo o planejamento em relação à estrutura e práticas que precisam ser adotados para exportar produtos. Dessa maneira, ele funciona como um mapeamento estratégico que descreve cada etapa necessária durante o processo.

É a partir disso que a empresa conseguirá identificar todas as medidas que devem ser adotadas para regularizar as negociações com o exterior, conseguir captar clientes e garantir que as entregas aconteçam da melhor forma, sempre seguindo o contrato.

O plano consiste em avaliar todas as estratégias necessárias. Para facilitar, ele pode ser dividido em diferentes etapas de planejamento são elas:

  • Fiscal, abordando tributos e regulamentações existentes
  • Operacional, que avalia os recursos da empresa e a logística envolvida
  • Marketing e vendas, para atrair clientes e fechar negócios

Principais Documentos de Exportação: Lista completa

Abaixo listamos os principais documentos necessários para exportar

  1. Fatura Pro forma ou Proforma Invoice
  2. Fatura Comercial ou Commercial Invoice
  3. Romaneio de Carga ou Packing List
  4. Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  5. DU-E (Declaração Única de Exportação)
  6. Conhecimento de Embarque
  7. Apólice de Seguro de Transporte
  8. Certificado de Origem
  9. Carta de Crédito (L/C)

Planejamento da importação de produtos

Comprar produtos no exterior é uma estratégia que pode levar a resultados extraordinários para as empresas e para que isso aconteça, um bom planejamento é necessário para obter bons resultados. Resumidamente, a importação é a compra de matérias-primas, produtos intermediários ou acabados de empresas localizadas no exterior.

A grande diferença da importação para a compra no mercado nacional é que ela amplia o leque de opções de compra, além de dar acesso a tecnologias não existentes no Brasil.

O objetivo principal da importação é buscar elos da cadeia de produção mais eficientes. Por isso, é essencial compreender as várias etapas e envolver diversos departamentos na empresa, planejando para que a importação seja aplicada de forma eficaz.

Benefícios do planejamento de importação eficiente

Agora vamos falar um pouco sobre os benefícios do planejamento de importação. As importações são famosas por suas complexidades, que envolvem, além de investimento, maior tempo de operação e uma legislação mais complexa.

E é nesse ponto que o planejamento de importação entra, facilitando as ações e indicando os caminhos a serem seguidos. Como vimos, o planejamento na importação é fundamental por permitir traçar exatamente o que se deseja e como alcançar.

Dessa maneira, além de garantir que os resultados serão alcançados. As 5 principais vantagens do planejamento da importação são estas:

  1. Melhor definição das necessidades da empresa
  2. Analisar os resultados
  3. Redução de custos
  4. Negociação mais clara com o fornecedor
  5. Tempo para a escolha do transportador

Abaixo confira um pouco mais sobre essas vantagens do planejamento da importação:

Melhor definição das necessidades da empresa: Uma das grandes vantagens do planejamento na importação é a definição dos produtos a serem importados. Isso garante que os recursos financeiros sejam direcionados exatamente para os produtos que tragam maior resultado.

Analisar os resultados: Outra grande vantagem é que o planejamento na importação permite o acompanhamento das ações e análises dos resultados. Pois, como todas as atividades e objetivos são descritos nesse planejamento, fica mais fácil acompanhar os resultados.

Sendo assim, ainda é possível fazer alterações caso os resultados não estejam como esperado.

Redução de custos: A tão esperada Redução de Custo é mais uma vantagem do planejamento na importação. Isso porque, ao traçar ações certeiras e objetivos claros será muito mais fácil ter bons resultados.

E, como sabemos, o mercado de importação tem um grande potencial econômico a ser explorado, basta fazer as as escolhas certas em termos de parceiros e produtos a serem trabalhados.

Negociação mais clara com o fornecedor: Uma vez que você esteja decidido pelo produto e pelo fornecedor, inicie as negociações levando sempre em conta a parceria de médio e longo prazo, estabelecendo metas e parâmetros para que todos possam se beneficiar desta importação.

Tempo para a escolha do transportador: Ao avaliar o parceiro logístico internacional é necessário ter confiança na qualidade e responsabilidade. Um agente de cargas precisa facilitar o estudo logístico de todas as rotas e opções de armazenagem, transporte rodoviário no país de origem, transporte internacional, seguro de cargas e um constante fluxo de informações para manter o importador sempre informado do andamento da carga. 

Principais Documentos para importação

Conheça a lista dos principais documentos necessários realizar uma importação:

  1. Certificado de origem (CO)
  2. Packing List ou Romaneio de Carga
  3. Fatura Proforma ou Proforma Invoice
  4. Fatura Comercial ou Commercial Invoice
  5. Conhecimento de embarque
  6. Licenciamento de Importação (LI)
  7. Declaração de Importação (DI)

Agora que você viu os Principais Documentos para Importação, saiba como evitar erros no momento de importar produtos.

Como evitar erros na hora de importar?

Inegavelmente o mais importante na hora de importar é montar um check list com todos os documentos necessários para a importação. Caso algum erro na documentação seja encontrado haverá multa de acordo com o produto que está sendo importado.

Considerações finais

Um planejamento eficaz gera efeitos positivos e contribui para o sucesso da operação. As constantes mudanças no cenário internacional provocam mudanças significativas no Brasil, exigindo nossa constante atualização.

Os órgãos reguladores brasileiros estão sempre acenando com novidades em relação aos procedimentos a serem adotados, o que vem a exigir a constante atualização das empresas e seus profissionais para que perpetuem suas atividades no contexto internacional. Sendo assim, o planejamento é fundamental.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Quais os benefícios de planejar a exportação?

Os benefícios de planejar a exportação são: garantir melhores condições ao receber o pagamento, mais tempo para o preenchimento dos documentos de exportação, conhecer os incentivos fiscais, checar qual Incoterm se enquadra nesta operação e negociação mais clara com o comprador.

Quais os benefícios de planejar a importação?

Os benefícios de planejar a importação são: melhor definição das necessidades da empresa, analisar os resultados, redução de custos, negociação mais clara com o fornecedor e tempo para a escolha do transportador

leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.