Portos do Mercosul: conheças os principais

No artigo de hoje você irá conhecer os Principais Portos do Mercosul, bem como as características dos países dessas importantes zonas portuárias para a economia dessas regiões.

Alguns destes portos estão também em nossa relação dos Principais portos brasileiros.

Vamos conhecer os principais portos do Mercosul? Então vem comigo! 😉

 

Principais portos do Mercosul: entenda

Portos do Mercosul: lista dos principais

A seguir, compartilhamos os principais portos do Mercosul, confira também algumas características dessas importantes zonas portuárias para o comércio exterior.

  1. Porto de Santos – Brasil
  2. Porto de Buenos Aires – Argentina
  3. Porto de Assunção – Paraguai
  4. Porto de Montevidéu – Uruguai
  5. Porto de La Guaira – Venezuela

Portos do Mercosul e suas características

Conheça as principais características dessas zonas portuárias no Mercosul:

1. Porto de Santos

O Porto de Santos se localiza na costa de São Paulo, é considerado o maior porto do país em tonelagem de cargas e movimentação de contêineres. O porto corresponde a 30% de toda a movimentação portuária do Brasil. Aproveite para conhecer as Exportações de Santos.

2. Porto de Buenos Aires

O porto de Buenos Aires é o principal porto da Argentina. É uma das principais saídas marítimas para as cargas procedentes do interior do país.

O porto atual foi construído a partir de finais do século XIX, e se ampliou durante a primeira metade do XX. Hoje move aproximadamente 8.710.000 toneladas anuais de carga, ainda que o tráfego de passageiros. 

Aproveite para conhecer as Exportações Brasileiras para Argentina.

3. Porto de Assunção

O Porto de Assunção é um porto fluvial localizado na cidade paraguaia de Assunção. É o maior e principal porto do país.

Por ele, passam diariamente cargas de todos os segmentos tanto para dentro, quanto para fora do país.

4. Porto de Montevidéu

O Porto Marítimo de Montevidéu é o porto comercial do Uruguai mais importante. Localiza-se sobre o Rio da Prata, na baía da cidade de Montevidéu, em uma importante zona de trânsito de cargas do Mercosul. Confira o que o Brasil exporta para o Uruguai.

5. Porto de La Guaira

O Porto de La Guaira é um dos portos mais importantes da Venezuela, não só pelo volume de carga movimentada, mas devido à sua localização estratégica, perto da capital de Caracas e pela proximidade do Aeroporto Internacional Simon Bolívar. Entenda o que o Brasil exporta para a Venezuela.

Características do Mercosul

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. Os países que compõem o grupo são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.

O Mercosul tem como objetivo a integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. 

A entidade toma suas decisões através de três órgãos: Conselho do Mercado Comum (CMC), Grupo Mercado Comum (GMC) e Comissão de Comércio do Mercosul (CCM).

Questões burocráticas entre os países do Mercosul

A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

O livre comércio intrazona foi implementado por meio do programa de desgravação tarifária previsto pelo Tratado de Assunção, que reduziu a zero a alíquota do imposto de importação para o universo de bens, salvo açúcar e automóveis.

Só para exemplificar a importância do Mercosul, os membros fundadores (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Venezuela, abrangem, aproximadamente, 72% do território da América do Sul. O Mercosul passa por uma etapa acelerada de fortalecimento econômico, comercial e institucional. Os países consolidaram um modelo de integração pragmático, voltado para resultados concretos no curto prazo. 

Principais produtos exportados para países no Mercosul

Conforme levantamento feito pelo Comex Stat, em 2020, o Brasil teve como principais produtos exportados para países do Mercosul veículos automóveis de passageiros. Ou seja, isso representa a força da indústria automotiva brasileira.

De acordo com esses dados, percebe-se também a força da exportação brasileira de produtos vindos de veículos automotivos (6%). Por outro lado, os números mostram que um campo que pode ser explorado é o da carne bovina, visto que esse produto representa apenas 1% dos itens comercializados.

Para finalizar o artigo de hoje, compartilhamos os principais produtos exportados para os países do Mercosul no ano de 2020. Confira os dados completos de acordo com o infográfico abaixo. 

Para ilustrar:

Principais portos do Mercosul: produtos

Escrevemos um artigo sobre as Exportações Brasileiras, nele você conhecerá os principais produtos brasileiros comercializados com outros países do mundo. Confira também nosso artigo sobre os Principais Portos da América Latina.

Leia nossos demais textos sobre Portos, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Mais produtividade na elaboração da DU-E, conheça o FCOMEX!