Principais Portos da Europa

Hoje iremos abordar o tema Portos da Europa, aqui no nosso blog já falamos também dos portos brasileiros e você pode conferir. 

Ao todo o continente europeu possui mais de 60 portos e entre eles está um dos maiores portos do mundo que é o porto Rotterdam (Holanda). Agora veremos mais detalhes de alguns deles.

Fonte: G1

Lista de principais Portos da Europa

  • Porto de Rotterdam, Holanda;
  • Porto de Hamburgo, Alemanha;
  • Porto de Antuérpia, Bélgica;
  • Porto de Valência, Espanha;
  • Porto de Aarhus, Dinamarca;
  • Porto de Barcelona, Espanha;
  • Porto de Algeciras, Espanha;
  • Porto de Bremen, Alemanha;
  • Porto de Sines, Portugal;
  • Porto de Cagliari, Itália;
  • Porto de Lisboa, Portugal; e
  • Porto de Felixstowe, Reino Unido.

Vou agora trazer para você alguns detalhes de cada um destes portos da Europa para assim esclarecer as suas dúvidas.

Porto de Rotterdam, Holanda

É o maior porto marítimo da Europa e o segundo maior do mundo, existe desde o século 14. Está localizado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. Abrange 105 km². Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas pelo Porto. É bom destacar aqui que este porto possui também uma draga própria a qual funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano.

Porto de Hamburgo, Alemanha

O Porto de Hamburgo está localizado no rio Elba, na Alemanha. Este porto é um dos terceiros mais movimentados da Europa e também está entre os 15 maiores do mundo.

Após serem desembarcadas em Hamburgo, mercadorias são distribuídas, especialmente por meio do modal ferroviário, para diversas regiões da Europa. O Porto ocupa uma área de 74 km², com localização privilegiada naturalmente pelas ramificações do Elba.

Porto de Antuérpia, Bélgica

O porto está localizado no coração da Europa e é muito acessível a todos os tipos de embarcações, em tamanho ele é o segundo maior da Europa, e o quarto maior do mundo.

Porto de Valência, Espanha

O Porto de Valência é considerado o maior da Espanha e um dos maiores da Europa em relação a quantidade de mercadorias que por ele transitam anualmente.

Porto de Aarhus, Dinamarca

Este porto é o principal da Dinamarca. Foi considerado o mais eficiente da Europa, sendo uma referência no transporte mundial de mercadorias e empresas de logística.

Porto de Barcelona, Espanha

O porto de Barcelona é um dos mais requisitados do mundo pelos cruzeiros marítimos, ficando em quarto lugar. Não possui muito volume de contêineres como os demais portos citados aqui neste artigo.

Porto de Algeciras, Espanha

O porto de Algeciras está localizado cidade de mesmo nome, localizada na província de Cádiz, na comunidade autônoma da Andaluzia, Espanha. É multiuso, com finalidades comerciais, de pesca e passageiros, com numerosas infra-estruturas marítimas espalhadas por toda a Baía de Gibraltar.

Porto de Bremen, Alemanha

Este é o segundo maior porto da Alemanha, é o principal empregador do estado, responsável por 25% dos empregos.

Porto de Sines, Portugal

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, fica situado em Portugal. Possui modernos terminais os quais são especializados e podem movimentar diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com uma excelente acessibilidade marítima.

Ele é um porto importante por ligar o Sudoeste Europeu ao Sudeste Asiático.

Porto de Cagliari, Itália

Um dos portos mais importantes do Mediterrâneo e está situado na Itália. Recebe a visita de numerosos cruzeiros cada ano.

Porto de Lisboa, Portugal

O Porto de Lisboa é tradicionalmente o primeiro porto comercial português, é composto por 18 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e passageiros de cruzeiro.

Porto de Felixstowe, Reino Unido

Este é o principal porto do Reino Unido, além de ser o mais movimentado em termos de quantidade de contêineres sendo o mais moderno e bem equipado. É considerado o melhor porto de contentores da Europa pelas agências de transporte.

 

 E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.