Entenda mais sobre o Container Sanfona

Imagens características em qualquer porto, os "estacionamentos de containeres" fazem parte da rotina dos processos de exportação e importação. Com centenas dessas caixas metálicas ocupando espaço, muitas vazias, esperando uso ou retorno à origem. Algumas, até mesmo dando sinais de ferrugem.

Porém este cenário parece estar mudando. O artigo de hoje vai falar sobre o Container Sanfona, um novo modelo deste equipamento muito utilizado no Comércio Exterior.

Vamos lá? 😉

Contâiner Sanfona

Container Sanfona: Como funciona?

O problema do "congestionamento", considerado um dos principais gargalos na eficiência no transporte global de mercadorias, está sendo resolvido por uma inovação tecnológica desenvolvida por uma startup americana: a Staxxon inventou um container sanfonado que pode diminuir de tamanho, quando não está sendo utilizado.

O equipamento tem a mesma resistência e capacidade de carga que um container tradicional, mas, quando é comprimido, fica com cerca de 20% do seu tamanho normal. Ou seja, no espaço de apenas um container comum, seria possível alocar (ou transportar) cinco unidades.

Início das operações do Container Sanfona

Conforme informações, o desenvolvimento do protótipo deve iniciar em menos de um ano, porém a empresa já está aberta para pré-compras, exigindo um depósito de US$ 100 por container. Atualmente, a dimensão dos containeres é padronizada pela Organização Marítima Internacional. Seu formato tem sido praticamente o mesmo desde 1956, quando essas grandes caixas de metal foram patenteadas. Desde então, não houve praticamente nenhuma mudança significativa em seu design.

Porém, analistas avaliam que o modelo já não atende mais às demandas de um mercado global que só cresceu nas últimas décadas. As recentes crises de logística causadas pela pandemia de Covid-19 evidenciaram esse problema no sistema, com portos, depósitos e sistemas ferroviários ocupados por centenas ou milhares de containeres "estacionados", aguardando seu destino.

Para se ter ideia, em um comparativo, apenas no sul da Califórnia, mais de 110 mil peças vazias estavam paradas, ocupando espaço e poluindo a visão. Outras empresas também tem patenteado suas próprias versões, mas, até agora, as mais eficientes, como as da empresa, conseguiam ser reduzidas para apenas 25% do tamanho original.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias.

Cada vez mais estão disponíveis no mercado modelos modernos de gestão de estoque, produtos e logística do processo como um todo. Neste ambiente, a logística busca e deve atuar como ferramenta empresarial para garantir a competitividade de um novo modelo de gestão.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática