por Leandro Sprenger
Credenciamento para reuniões ministeriais do BRICS nas áreas de indústria e comércio
Acontece no dia 21 de maio de 2025, em Brasília, as reuniões dos ministros de Indústria e de Comércio do BRICS, com a participação, no caso brasileiro, dos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Márcio França.
Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Confira os seguintes tópicos:
- Credenciamento para reuniões ministeriais do BRICS
- O que é o Programa Portal Único de Comércio Exterior?
- Comércio Exterior o que é?
- O que é Logística Internacional?
Vamos lá? 😉
Credenciamento para reuniões ministeriais do BRICS
Alckmin e França presidem os encontros, que ocorrem dentro da agenda da presidência brasileira do grupo de países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã e Indonésia.
As duas reuniões acontecem no Palácio do Itamaraty. A primeira, às 10h, será com ministros da indústria, dentro da Parceria BRICS para a Nova Revolução Industrial (PartNIR). Serão apresentados os avanços obtidos pelo Grupo Consultivo PartNIR, com questões sobre transformação digital; manufatura inteligente e robótica; micro, pequenas e médias empresas (PMEs); inteligência artificial; bioindústria; e economia circular.
Na segunda reunião, a partir das 14h, serão apresentados resultados das negociações coordenadas pelo Grupo de Contato para Assuntos Econômicos e Comerciais (CGETI), com três eixos prioritários: negociação da Estratégia de Parceria Econômica do BRICS 2030; fortalecimento do sistema multilateral de comércio e importância da Organização Mundial de Comércio (OMC); e os mecanismos para alavancar o fluxo de dados entre os países.
Alckmin participa das duas reuniões e França apenas da primeira.
ATENÇÃO: Interessados em participar da cobertura do evento devem se credenciar no link: https://brics.br/accreditation/media
O credenciamento deverá ser feito até dia 19 de maio.
BRICS - O Brasil exerce, neste ano, a presidência rotativa do BRICS até 31 de dezembro. Em julho, está marcada a Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro, quando deverão ser anunciados os principais avanços já obtidos nas diferentes áreas.
SERVIÇO:
O quê: Reunião ministerial do BRICS das áreas de comércio, indústria e de micro, pequenas e médias empresas
Data: 21/05/2025 (quarta-feira)
Local: Palácio Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores (MRE)
O que é o Programa Portal Único de Comércio Exterior?
O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.
O governo com essa reformulação, busca estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados para todos os intervenientes públicos e privados do comex. Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉