Quando finalizamos uma compra na internet, nossa vontade é que o item se materialize imediatamente na nossa frente. Enquanto isso não é possível, vamos melhorando e reinventando os processos logísticos existentes. E hoje vamos tratar de uma estratégia que vem ganhando mais visibilidade nos últimos anos!
Vem comigo para saber o que é o Cross Docking! 😉
Cross Docking é um sistema diferenciado de distribuição de cargas de forma que, ao chegarem no centro de distribuição, já existe toda uma estrutura para que as mercadorias sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente ou, no máximo, em 24 horas.
A tradução literal de cross docking é cruzamento de docas, definindo assim uma estratégia logística que objetiva otimizar a distribuição das mercadorias.
Atualmente existem diversas formas de gestão logística, a qual envolve estoque, armazenamento e transporte. Nesse sentido, o Cross Docking apresenta-se como uma estratégia (em grego, strateegia) inovadora já que modifica os conceitos tradicionais de armazenamento, propondo a redução máxima, ou mesmo a eliminação, da estocagem dos itens comercializados pela empresa. O Cross Docking impacta até mesmo a gestão do transporte das cargas.
O Cross Docking vem ganhando bastante espaço entre as lojas que dispensam uma estrutura física mais robusta. Contudo, devido ao alcance de seus resultados positivos, também tem chamado a atenção dos variados tipos de negócios de um modo geral, não só do e-commerce.
Na cadeia de suprimentos tradicional, o armazém representa um elo fundamental responsável por conectar a oferta (fornecedores) à demanda (consumidores). Contudo, como esse fluxo é descontínuo, tendo em vista que a oferta e a demanda não estão sincronizadas, faz-se necessário o papel do armazém para que nele a mercadoria seja armazenada até que surja a demanda.
Já em uma operação logística na modalidade Cross Docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a equipe do armazém da transportadora ou operador logístico separa e organiza as cargas de acordo com os pedidos. Em seguida (até 24 horas) os lotes são acomodados nos veículos de entrega para seguirem até os destinos finais.
Para ilustrar:
Independentemente do tipo de Cross Docking utilizado, os produtos não passam mais de 24 horas no armazém / centro de distribuição.
Como estamos num blog de comex, vamos falar um pouco do Cross Docking na logística internacional. Um exemplo claro que podemos citar é o que acontece diariamente nas exportações aéreas brasileiras.
Normalmente, nos outros países, os agentes de cargas possuem um armazém próprio para efetuar alguns serviços. Dessa forma, o exportador envia sua mercadoria ao agente de cargas que a recebe e armazena antes de embarcar para o destino, verificando o estado geral das embalagens, se os volumes recebidos conferem com a documentação e coordenando o embarque de acordo com as instruções recebidas do agente do importador ou do próprio exportador.
👉 Veja aqui nosso artigo “Exportações de Guarulhos - SP”
Já no Brasil, os agentes de cargas são escritórios que geralmente não possuem contato com a mercadoria, apesar de serem responsáveis pela emissão do AWB. Assim sendo, o exportador brasileiro envia a mercadoria diretamente para o aeroporto de embarque, configurando uma espécie de Cross Docking, ainda que precária, já que a mercadoria chega no aeroporto e lá mesmo são efetuados todos os procedimentos necessários para seu envio ao exterior.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado ao processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o Cross Docking, como funciona o Cross Docking, onde é utilizado o Cross Docking e como é utilizado o Cross Docking? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre DU-E, DUIMP, Catálogo de Produtos e Drawback. 😉
Cross Docking é um sistema diferenciado de distribuição de cargas de forma que, ao chegarem no centro de distribuição, já existe toda uma estrutura para que as mercadorias sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.