por Sinara Bueno

18 Mar, 2025

Despachante Aduaneiro: Como consultar quais CNPJS represento no Siscomex

Você que trabalha com Despachante Aduaneiro e em alguns processos do comex sente a necessidade de ferramentas automatizadas que facilitem o seu dia a dia, sabe que a otimização do tempo e a facilidade em encontrar determinados dados é fundamental para que os processos ocorram de forma correta.

E-book - passo a passo DU-E

O artigo de hoje vai tratar sobre como você pode consultar quais CNPJ representa no Siscomex utilizando um software.

Quer saber mais a respeito deste assunto? Então pegue o seu café e continue conosco!

Veja os seguintes tópicos sobre como consultar quais CNPJ representa no Siscomex:

    • Consultar quais CNPJS represento no Siscomex
    • Sistema para Despachante Aduaneiro
    • O Despachante Aduaneiro no mundo
    • Quais as atividades do Despachante Aduaneiro?
    • Passo a passo para cadastrar o despachante no Siscomex
    • Como se habilitar como Despachante Aduaneiro?

    Vamos lá agora saber como consultar quais CNPJ representa no Siscomex? 😉



    Consultar quais CNPJS represento no Siscomex

    Com o FComex, software que a Fazcomex desenvolveu, é possível consultar quais CNPJs o Despachante Aduaneiro representa no Siscomex. Esta funcionalidade tem o objetivo de atualizar o radar do despachante aduaneiro para manter sempre atualizado os cadastros de importadores e exportadores deste despachante dentro do sistema Fcomex

    Lembrando que o cliente do software pode usar esse recurso quando um novo exportador / importador for vinculado ao CPF do Despachante Aduaneiro para representação.

    Para ilustrar:


    Para exemplificar, na aba “Habilitação Radar” nosso sistema irá conectar o Portal Siscomex, a fim de consultar os representados do despachante. À medida que a consulta vai acontecendo, o sistema Fcomex também vai cadastrando os exportadores / importadores do cadastro de pessoas do sistema. 

    Sendo assim, o radar do despachante estará atualizado no Sistema Fcomex.

    Sistema para Despachante Aduaneiro

    Aqui na Fazcomex temos Software para Despachante Aduaneiro, Exportadores e Importadores, tais como:

    • Sistema para Elaboração de DU-E

    • Sistema Extrator de Dados do Siscomex

    • Sistema para Catálogo de Produtos (DUIMP)

    • Sistema de Drawback


    O Despachante Aduaneiro no mundo

    O Despachante Aduaneiro não existe apenas no Brasil por sermos um país muito burocrático. Ele existe devido a sua importância para a cadeia logística do comércio exterior. Em alguns países a contratação de um Despachante Aduaneiro é até mesmo obrigatória. Segundo essas administrações aduaneiras, a razão desta regulamentação é a necessidade de melhorar o cumprimento da lei. 

    Em Portugal o Despachante Aduaneiro é chamado Despachante Oficial e possui até mesmo uma Câmara própria. Seguem abaixo as denominações da profissão em outros idiomas.

    • Inglês: Custom Broker

    • Francês: Courtier en Douane

    • Espanhol: Agente Aduanal ou Corredor de Aduana

    🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Empresas de Consultoria em Comex, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

    Quais as atividades do Despachante Aduaneiro?

    Os Despachantes Aduaneiros preparam e assinam os documentos que servem de base ao despacho aduaneiro, na importação e exportação, verificando o enquadramento tarifário da mercadoria respectiva e providenciando o pagamento dos impostos e contribuições incidentes sobre a importação, do frete, da demurrage, da armazenagem e de capatazias, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), etc.

    Passo a passo para cadastrar o despachante no Siscomex

    Os passos para cadastrar o despachante no Portal Siscomex são:

    1. Acesse o Portal do Siscomex;

    2. Utilize o certificado digital da empresa para acessar a área de cadastro;

    3. Selecione Módulo Cadastro de Intervenientes;

    4. Em seguida, acesse o Menu Representação;

    5. Clique em Representação por Despachante;

    6. Clique em Incluir.

    7. Preencha as informações solicitadas. Em Representado, inclua o CNPJ da empresa ou o CPF, caso esteja em nome de pessoa física. 

    Você pode incluir mais de um despachante aduaneiro. Com esse processo, qualquer despachante pode representar sua empresa às autoridades aduaneiras e sistemas de comércio exterior. Isso também quer dizer que o despachante aduaneiro pode registrar o DU-E, DUIMP e outros documentos eletrônicos em nome da sua empresa.

    Como se habilitar como Despachante Aduaneiro?

    Seguem abaixo as etapas até a obtenção da habilitação como Despachante Aduaneiro.

    1. Apresentar a documentação necessária à Receita Federal para tornar-se um Ajudante de Despachante Aduaneiro (maiores detalhes no post “Diferença entre Ajudante e Despachante Aduaneiro”);

    2. Ter a documentação aprovada e seu nome publicado como Ajudante de Despachante Aduaneiro no Diário Oficial da União (DOU);

    3. Atuar por 2 anos como Ajudante de Despachante Aduaneiro;

    4. Prestar a Prova para Despachante Aduaneiro e cumprir os demais requisitos do Edital do Exame de Qualificação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (instituição que absorveu a ESAF – Escola de Administração Fazendária) e ser aprovado;

    5. Após aprovação na prova, abrir um processo administrativo junto à Receita Federal para  apresentar a documentação necessária a fim de se tornar um Despachante Aduaneiro;

    6. Ter seu nome publicado como Despachante Aduaneiro no Diário Oficial da União (DOU), após a conclusão sem óbices do processo administrativo correspondente.

    Temos um post aqui no blog inteirinho sobre esse assunto: Despachante Aduaneiro: Como se tornar um.

    👉 E então, gostou desta funcionalidade prática do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!

    E aí, gostou deste artigo sobre como consultar quais CNPJ represento no Siscomex? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática